Mais sobre balé ‘Paranóia’

Copiei a matéria da Folha de hoje, 04/08:

Poesia marginal de Roberto Piva ganha forma de dança

Companhia de Danças de Diadema estreia nesta sexta espetáculo baseado no livro “Paranóia”, de 1963 

AMANDA QUEIRÓS
DE SÃO PAULO

Em meados dos anos 1960, o escritor Roberto Piva (1937-2010) transformou em versos a porção “maldita” do centro de São Paulo. A reunião deles deu origem a “Paranóia” (1963), livro tido como essencial na bibliografia do autor.
Quase cinco décadas depois, esse universo poético ganha nova vida nos corpos dos bailarinos da Companhia de Danças de Diadema. Inspirado na obra homônima, “Paranóia” é o espetáculo que o grupo estreia amanhã no Sesc Vila Mariana.
Piva fazia parte de uma turma de poetas com a qual a coreógrafa Ana Bottosso costumava sair. Em 2009, o escritor deu a ela uma cópia do livro com uma orientação: “Vê aí o que você faz com isso”.
“Já tinha feito uma leitura antes e fiquei impressionada, porque aquilo era tudo muito imagético, eu via dança em todas as palavras. Adorei quando ele fez a oferta porque pude unir meu desejo anterior de coreografar em cima disso a uma vontade dele”, explica ela, que também dirige a companhia.
Apesar da sintonia de interesses, o poeta morreu pouco antes do início do projeto, em julho do ano passado.
Com colaboração dos próprios bailarinos para a criação dos movimentos, a peça teve dramaturgia baseada na ideia de um andarilho que perambula à noite pelas ruas da capital paulista e registra no corpo tudo o que nelas vê.
“Não quis ser narrativa ou literal, mas pegar o que transcende a palavra. Na poesia, ele deforma as coisas belas, por exemplo. Tentamos entender a cabeça dele e desconstruir os movimentos”.
A trilha encomendada por Bottosso ao Grupo Experimental de Música segue essa mesma linha, com o uso de instrumentos pouco convencionais, como latas e buzinas, que evocam os sons da cidade e ajudam a compor no palco a estética urbana exaltada pelo escritor.

PARANÓIA
QUANDO sex. e sáb., às 21h, e dom., às 18h
ONDE Sesc Vila Mariana (r. Pelotas, 141, tel. 5080-3000)
QUANTO R$ 24
CLASSIFICAÇÃO 12 anos

Anúncios

One response to this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: