“Antes que eu me esqueça” no YouTube

Está disponível no YouTube, inserido por alguém com o sugestivo apelido de “nadjadebreton”, e também postado por Renata d’Elia no Facebook, o curta-metragem de Jairo Ferreira “Antes que eu me esqueça”, filmado em super 8 no lançamento do livro homônimo de de Roberto Bicelli – edição Feira de Poesia, ilustrações de Guto Lacaz – em novembro de 1977 no Teatro Célia Helena, São Paulo. Há cópia em DVD disponível na Cinemateca Brasileira.

Os links de acesso são estes:

http://www.google.com.br/ig?hl=pt-BR#m_1

ou:

http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fyoutu.be%2FRgDxzqQLcZo&h=dAQDJbHjUAQAQs2gefOJvDtClfhLZf21qUNBe7G0sywORSA

 Performático, o evento preparado por Bicelli incluiu exibições de sumô, documentários com Muhammad Ali, apresentação musical com Jorge Mautner e Nelson Jacobina, e as leituras de poemas de Roberto Bicelli, Roberto Piva, Claudio Willer, Luiz Fernando Ramos, Eduardo Gianetti da Fonseca. É comentado no recente “Os dentes da memória” de Renata d’Elia e Camila Hungria. Bicelli lança um novo livro, uma narrativa em prosa, Ego-trip, na próxima segunda-feira, dia 3 de outubro, na livraria do Shopping Higienópolis.

Alguns comentários sobre o vídeo:

  1. Como pode ser observado pela amostra, o evento faz parte da lista de ocasiões em que não fomos presos. Arriscado, dizer essas coisas em 1977.
  2. Jairo, acertadamente, deu destaque à brilhante apresentação de Piva. São cinco os poemas que leu. Nenhum está em livro. O último, publiquei-o na época no jornal Versus. Os outros, não sei que fim levaram. Podem ter sido perdidos ou guardados.
  3. Pode parecer aos adeptos da literalidade que Piva houvesse, politicamente, virado o fio desde proclamações como “quem exporta sobremesa pode virar a mesa” e as observações sobre o regime militar (também pelos demais poetas que se apresentaram) até um poema como “A bengala alienígena de Artaud” de “Estranhos sinais de Saturno”, além da associação de dirigentes contemporâneos ao stalinismo e seu auto-proclamado monarquismo. Não: ele foi coerente, continuou o mesmo rebelde insubmisso e crítico radical – mudou algo do restante.
  4. Todos lêem muito bem nessa apresentação, me parece. Mas a leitura de Piva pode ser comparada àquelas de Jack Kerouac em suas apresentações no Vanguard Theater, de 1958. Ambos – e isso vale para outras gravações de Piva, inclusive o CD que vem com “Estranhos sinais de Saturno” – muito familiarizados com o jazz. Notem como o ritmo do texto e da leitura acompanha a respiração, e não o contrário.
13 responses to this post.

  1. Posted by Djalma on 28/09/2011 at 02:05

    Caro Willer, tudo bem ?

    Já procurei em vários lugares o documentário “uma outra cidade”, de Ugo Giorgetti. Mas não encontro. É possível que eu o encontre em algum lugar ? Pode me dar uma luz, nesse sentido ? meu e-mail: djalma.afn@gmail.com

    Muitíssimo obrigado e parabéns por toda sua contribuição literária.De verdade…sempre que posso, comento sobre você e sua geração em minhas aulas de História, aqui em Brasília, para as novas gerações…sobretudo Piva…
    Um abraço!

    Djalma

    Responder

  2. Opa! Acho que eu seu quem é a nadjadebreton…

    Responder

  3. Imperdível rastro;ou melhor, rastro vivo, porque vive. Em tempo: você acredita que meu livro Obscuro encanto foi roubado??
    abraxas

    Responder

  4. Tem o link no youtube?? Bjs

    Responder

  5. De tirar o fôlego ver o Piva lendo estes poemas…

    Responder

  6. […] em 1977. No documentário de Jairo Ferreira, disponível aqui e no youtube, aparece lendo-o: https://claudiowiller.wordpress.com/2011/09/27/%e2%80%9cantes-que-eu-me-esqueca%e2%80%9d-no-youtube/ . No ano seguinte, publiquei-o no jornal Versus, em uma corajosa edição com documentos e […]

    Responder

  7. sempre muito bom o Piva!

    Responder

Deixe um comentário

