Viagem literária: em cinco cidades

A seguir, minha participação no módulo ‘Leituras escolhidas’ do programa ‘Viagem Literária’ da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Estarei em cinco cidades – não simultaneamente, é claro. Meu tema principal será Geração Beat, com leituras prévias de meu livro com esse título por participantes. Mas também pretendo fazer outras coisas – ler poemas e, principalmente, conversar com o público. A quem conhecer pessoas nessas localidades – Guaratinguetá, São Bento do Sapucaí, Monteiro Lobato, Arujá e Águas de Lindóia –, peço retransmissão.

Também estou juntando informe sobre esse interessante projeto de difusão da literatura, a meu ver merecedor de ampla divulgação.

 

CIDADE                     DATA HORÁRIO BIBLIOTECA 
Guaratinguetá  17/10 15h Biblioteca Municipal Dr. Diomar Pereira da Rocha ; Praça Condessa de Frontim nº 160, Centro – Guaratinguetá Fone: 12-3133 9301
São Bento do Sapucaí  18/10 14h30 Biblioteca                                           Rua 15 de Novembro, 55 – Centro – CEP:12490-000  – São Bento do Sapucaí/SP
Monteiro Lobato 18/out 19h30 Biblioteca Ângelo Generoso Auricchio
Rua Bráz Price, s/n
Monteiro Lobato-SP 
Arujá   20/10 9h 1501Biblioteca Pública Municipal Profa Alda Martins Soncini
Rua São Paulo, n. 110 – Jd.  Planalto – Arujá
Fone: 4651-3302    
Águas de Lindóia 21/10 8h30 Biblioteca Municipal “Germano Gelmini”                                         Praça Philomena Pulino Tozzi, s/n – Bairro Assunção –                       Águas de Lindoia/SP                                        Fone: (19) 3824 – 2842 /

Programa da Secretaria de Estado da Cultura levará, até novembro, mais de 350 atividades a bibliotecas de todo o Estado

A partir de 1º de junho, 70 cidades do Estado recebem as atrações do programa Viagem Literária, que promove uma verdadeira turnê de escritores renomados e jovens talentos pelo Estado. Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura desde 2008, o programa tem o objetivo de estimular o prazer da leitura e formar novos leitores, além de valorizar a biblioteca pública dos municípios, por meio do contato direto entre escritores e o público. Em junho, nomes como Milton Hatoum, Zuenir Ventura e Ignácio de Loyola Brandão participam do programa.

Em sua quarta edição, o Viagem Literária promove 350 atividades nas 70 cidades participantes, principalmente de pequeno e médio porte. De junho a novembro, cada biblioteca receberá uma atração mensal ligada à literatura, o que permite o contato regular dos moradores com escritores. A programação é inteiramente gratuita e aberta ao público de todas as idades.

“O Viagem Literária é um dos mais importantes programas de incentivo à leitura do Governo de São Paulo. As bibliotecas ficam cheias de pessoas interessadas em conhecer os autores, ouvir seus depoimentos e conversar eles”, diz o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo. Ele lembra que o programa integra uma série de iniciativas na área de literatura, como a construção de bibliotecas modernas, compra de acervo para as cidades do Estado, criação de salas de leituras em presídios, o Festival da Mantiqueira e o Prêmio São Paulo de Literatura.

O Viagem é dividido em cinco módulos mensais. O primeiro, em junho, chama-se Literatura para Todos. Nele, a idéia é que autores que se dedicam aos mais variados gêneros literários conversem com o público sobre a sua obra. Nos próximos módulos, haverá espaço para contação de histórias, literatura infanto-juvenil e o módulo “Leituras Escolhidas”, em que autores falam de suas obras prediletas. Segue a divisão por temas: Bate-papo com o Escritor: Literatura para Todos, em junho; Contação de Histórias, em agosto; Bate-papo com o Escritor: Literatura Infantojuvenil, em setembro; Bate-papo com o Escritor: Leituras Escolhidas, em outubro; e Oficina de Criação Literária, em novembro.

As cidades participantes em 2011 são: Águas de Lindóia, Aguaí, Alumínio, Américo Brasiliense, Anhumas, Apiaí, Arujá, Batatais, Bastos, Boituva, Buritama, Burizital, Caiabu, Campo Limpo Paulista, Cananéia, Cerqueira César, Cruz das Posses, Cubatão, Descalvado, Diadema, Dobrada, Eldorado, Fartura, Floreal, Gastão Vidigal, Getulina, Guapiaçu, Guaratinguetá, Ilha Comprida, Itanhaém, Itapeva, Jaboticabal, Jardinópolis, Leme, Lençóis Paulista, Macatuba, Mococa, Monte Mor, Monteiro Lobato, Neves Paulista, Pacaembu, Palmital, Pederneiras, Penápolis, Piedade, Pindorama, Pontal, Potirendaba, Pratânia, Presidente Venceslau, Promissão, Rancharia, Ribeirão Corrente, São Bento do Sapucaí, São Caetano do Sul, São João das Duas Pontes, São Pedro, São Roque, Sumaré, Suzano, Taciba, Taguaí, Tanabi, Tapiratiba, Três Fronteiras, Tupi Paulista, Valinhos, Vargem Grande do Sul, Vargem Grande Paulista e Várzea Paulista.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: