Sobre o congresso de escritores

A seguir, link de acesso ao texto de A. P. Quartim de Moraes publicado na pg. 2 de O Estado de S. Paulo de hoje, 26/11/2011, sobre o recente Congresso de Escritores, já veiculado aqui, e do qual  participou:

http://m.estadao.com.br/noticias/geral,escritores-a-hora-da-uniao,803269.htm

Quartim, editor experiente (fez um excelente trabalho à frente da editora do SENAC),  abre discussão. Critica aqueles escritores “que preferem se isolar na zona de conforto” e “tendem a ignorar a realidade perversa que os cerca”. Talvez generalize. Nem todo ausente de iniciativas corporativas é um perseguidor de glórias. Mas, mesmo sendo assim no mundo todo –  reivindicações específicas despertam menos interesse da mídia e mobilizam menos do que os eventos com finalidade puramejnte comercial -, seria bom se mais colegas se envolvessem no debate de assuntos de evidente interesse . Entre eles, os necessários avanços na defesa de direitos autorais e em boas políticas públicas em favor do livro e literatura. E, é claro, da melhora da qualidade do ensino. Nesses campos, algo já foi feito; houve progresso, ultimamente; mas tudo ainda pode (e deve) avançar muito. Quem ganha com isso somos nós, autores; e a sociedade como um todo.

Em tempo: convergente com algo do que diz Quartim, já havia saído o artigo de outro dos participantes, Deonísio da Silva, em:

 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a_midia_ausente

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: