Veta Dilma, 2

Transcrevo trecho de manifesto de todos os ex-ministros do Meio Ambiente, publicado no jornal Folha de São Paulo de hoje, 22 de maio. Íntegra disponível também em http://www.ihu.unisinos.br/noticias/509724-apelo-publico-dos-ex-ministros e outras páginas de internet. Assim dou continuidade ao que havia postado aqui, em https://claudiowiller.wordpress.com/2012/04/28/veta-dilma-veta/ .

Dos abaixo-assinados pelo veto, o mais efetivo me parece ser o da AVAAZ – http://www.avaaz.org/po/brasil_veta_dilma/?vl – deve ser o que atingiu 2 milhões de assinaturas. Essa organização já havia contribuído para aprovação da Ficha Limpa. Outros canais de manifestação – Greepeace, WWF, etc – também na minha postagem anterior.

Declaram os ex-ministros:

[…]

“Em nome do fórum de ex-ministros, solicitamos que a presidente, em coerência com o seu compromisso e com os anseios da sociedade, vete integralmente toda e qualquer norma de caráter permanente ou transitório que:

– Sinalize ao país a possibilidade presente e futura de anistia;

– Permita a impunidade em relação ao desmatamento;

– Descaracterize a definição de florestas, que está consagrada na legislação vigente;

– Reduza direta ou indiretamente a proteção do capital natural associado às florestas;

– Fragilize os serviços prestados por elas;

– Dificulte, esvazie ou desestimule mecanismos para a restauração;

– Ou, ainda, fragilize a governança socioambiental.

Ao mesmo tempo, nós entendemos que continua necessário construir um quadro de referência normativo estratégico, alinhado com os desafios contemporâneos, de modo a valorizar o conjunto de nossas florestas.

O manifesto vem assinado por: CARLOS MINC, 60, ministro entre 2008 e 2010 (governo Lula); MARINA SILVA, 54, ministra entre 2003 e 2008 (Lula); JOSÉ CARLOS CARVALHO, 59, ministro em 2002 (FHC); JOSÉ SARNEY FILHO, 54, ministro de 1999 a 2002 (FHC); GUSTAVO KRAUSE, 65, ministro de 1995 a 1998 (FHC); HENRIQUE BRANDÃO CAVALCANTI, 83, ministro em 1994 (governo Itamar Franco); RUBENS RICUPERO, 75, ministro entre 1993 e 1994 (governo Itamar); FERNANDO COUTINHO JORGE, 72, ministro entre 1992 e 1993 (governo Itamar); JOSÉ GOLDEMBERG, 83, secretário do Meio Ambiente em 1992 (governo Collor); PAULO NOGUEIRA NETO, 90, foi secretário especial do Meio Ambiente entre 1973 e 1985 (governos Médici, Geisel e Figueiredo).

Anúncios

One response to this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: