Censura a Monteiro Lobato (em 1948)

A Dra. Dirce Lorimier, historiadora, crítica literária e diretora da UBE, pesquisa a história da entidade. Vejam o que ela me mandou, das atas da ABDE, entidade antecessora da UBE, então presidida por Sérgio Buarque de Holanda:

“1948

7 de janeiro: Sergio Milliet solicita à ABDE manifestar-se contra o empastelamento de jornais paulistas, tendo como resultado a decisão de endereçar um telegrama ao Sindicato de Jornalistas e outro ao Sindicato de Diretores e Proprietários de Jornais solidarizando-se com todas as medidas tomadas por esses sindicatos sobre a questão.

Em 12 de fevereiro, Sérgio Buarque de Holanda sugeriu como tema de discussão a apreensão de um livro do escritor Monteiro Lobato pela Polícia do Estado e que a ABDE deveria protestar. Arnaldo Pedroso D´Horta discordou, acrescentado que o protesto fosse feito contra a apreensão de obras literárias em geral. Foi, então, redigido o seguinte texto:

 “A Associação Brasileira de Escritores, Seção São Paulo, fiel a sua própria razão de existência, vem lançar o mais veemente protesto contra as apreensões de livros ultimamente praticadas pela polícia do Estado e que representam um grosseiro atentado à livre expressão de pensamento. Esses atos que contribuem retorno (sic) lamentável das práticas da ditadura derrubada pelo movimento democrático de 29 de outubro de 1945 merecem a mais formal repulsa de todos os escritores.” Era a última reunião dessa gestão que foi encerrada com agradecimentos a Mário Neme.”

1948… Anagrama de 1984… Justifica denunciar retrocesso, diante das mais recentes ocorrências de censura ou das tentativas de reativá-la, através de ações de entidades ou na rede social. Mudaram seus agentes. Mudaram? Ou ampliaram-se suas agências?  Enfim, o documento corrobora o que havia observado nestas postagens sobre o anacronismo desses acontecimentos:

https://claudiowiller.wordpress.com/2012/09/11/monteiro-lobato-censura-e-analfabetismo-funcional/

https://claudiowiller.wordpress.com/2012/09/12/ainda-monteiro-lobato/

https://claudiowiller.wordpress.com/2012/03/22/censura-no-facebook-um-dossie/

https://claudiowiller.wordpress.com/2012/09/17/caso-gravissimo-censura-em-edital-da-funarte-e-biblioteca-nacional/

https://claudiowiller.wordpress.com/2012/09/16/a-censura-na-abl-e-em-outros-lugares/

ETC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: