Diretor / criador de “São Paulo Surrrealista” estréia como poeta

Lançamento do livro Da Terra O Paraíso de Marcelo Marcus Fonseca.

 (esta quinta-feira, dia 01/11, na Funarte/SP)

(preciso dizer o quanto o recomendo?) (comentar que leitura não deixará qualquer dúvida de que Marcelo é tão bom poeta quanto dramaturgo e diretor teatral?) (ou então, que a qualidade de espetáculos como ‘São Paulo Surrealista’ decorre de Marcelo ser poeta?) (que tal esta chamada: “Quem gostou do espetáculo gostará do livro”?)

Da Terra O Paraíso é o primeiro livro do diretor, ator e poeta Marcelo Marcus Fonseca.

Segundo Claudio Willer, expoente da geração beat-surreal brasileira e prefaciador do livro:

“De imediato, impressiona o entusiasmo que transparece na escrita de Marcelo Marcus Fonseca. A paixão, a entrega total a criação, a expressão plena da imaginação. São qualidades que encantam o leitor e despertam a empatia no primeiro bater de olhos em Da Terra O Paraíso”.

Nascido em 1971, o autor iniciou sua carreira artística como ator, tornando-se diretor teatral aos 22 anos. Artista multifacetado, é compositor, poeta e dramaturgo.

Entre suas referências mais significativas estão as obras de Antonin Artaud, do dramaturgo Bertold Brecht, dos poetas Roberto Piva, Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa, além do Surrealismo e da Beat Generation.

O Livro

Da Terra O Paraíso descreve a cidade de São Paulo em um corpo de mulher. O herói trágico do livro desce os nove círculos do inferno de Dante Alighieri, numa alusão às ruas de São Paulo, traçando um paralelo com as ruas da metrópole, em busca de uma cor que é a própria manifestação de sua musa perdida.

No meio do caminho, encontra poetas vivos e mortos, além de entidades mitológicas como Dioniso, a Medusa e Pegasus, que o conduzem até o Muro das Lamentações e a descoberta da mudança de endereço dos Campos Elíseos.

Escrito em prosa poética, o livro é inspirado na ideia surrealista de escrita automática criada por André Breton e seus parceiros Louis Aragon e Paul Éluard, inventando uma atmosfera gnóstica entre a Avenida Paulista e a Serra da Cantareira.

O autor faz uma crônica da vida moderna entre a perda do amor e a busca da paixão entre edifícios, rios e monumentos, e assim enfrenta mitos contemporâneos que nos levam à reação ou à inação.

Da Terra O Paraíso é um romance com dados autobiográficos que procura expandir o mais obscuro lado da imaginação do leitor.

 

Serviço:

Livro: Da Terra O Paraiso

Autor: Marcelo Marcus Fonseca

Editora: Kazuá

Preço: 30,00

Lançamento: 1/11/2012

Local: Funarte – Alameda Nothman 1058

Horário: a partir das 19h.
Marcelo Marcus Fonseca
www.teatrodoincendio.com.br

www.teatrodoincendio.blogspot.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: