Fazendeiros e xavantes em Mato Grosso

Como tem sido noticiado na imprensa e mostrado na TV, o estado de Mato Grosso vive uma espécie de guerra civil. O trânsito em estradas tem sido interrompido, a ponto de comprometer o abastecimento em várias cidades, como resistência de fazendeiros à devolução das terras da antiga fazenda Suiá-Missu ou fazenda Liquigás – ao lado do Parque do Xingu, interferindo inclusive em seu clima – aos índios xavantes.

O artigo do sociólogo José de Souza Martins, publicado hoje (16/12) no Estadão me parece perfeito. Relata, de modo resumido, o que houve, o que deixaram acontecer, para que se chegasse a este ponto:

http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,por-invios-caminhos,974065,0.htm

Evidentemente, essas devoluções de terras aos índios provocarão outras reações, além das ameaças a lideranças locais e do bloqueio de estradas. Logo haverá tentativa da bancada ruralista de reverter dispositivos constitucionais. É preciso estar atento, alertar a opinião pública.

E que tal retomarmos, a propósito, a reivindicação de que o Parque do Xingu seja declarado Patrimônio da Humanidade? Já havia comentado neste blog:

https://claudiowiller.wordpress.com/2012/11/19/parque-do-xingu-patrimonio-da-humanidade/

Anúncios

3 responses to this post.

  1. Impressionante o artigo de José Souza Martins com os relatos do que acontece nas áreas indígenas tomadas por posseiros. A gente não imagina tanta truculência e violência, mas são reais. Que se fortaleçam as lutas em favor dos direitos indígenas, uma cultura já bastante dizimada e que resiste, nem sabemos como.

    Responder

  2. Também estou acompanhando com temor essa guerra (in)civil, tão sórdida em todos os aspectos.

    Responder

  3. […] pataxós. Outra, corrigindo o esbulho dos xavantes no Mato Grosso do Norte, já comentado aqui, em https://claudiowiller.wordpress.com/2012/12/16/fazendeiros-e-xavantes-em-mato-grosso/ […]

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: