O abaixo-assinado contra a censura no Facebook

Achei termos do abaixo-assinado civilizadíssimos.  Idiotas que perpetram essas coisas deveriam ser energicamente apostrofados. É importante que tenha a maior circulação possível, para ficar claro que nem todos endossam o obscurantismo.

http://www.causes.com/causes/812837-por-um-facebook-sem-censura-e-que-respeite-as-diferencas/welcome

vamos multiplicar!

POR UM FACEBOOK SEM CENSURA E QUE RESPEITE AS DIFERENÇAS
Somos usuários do Facebook e acreditamos que as redes sociais devam e podem manter um padrão de qualidade que propicie trocas significativas entre seus membros. Contudo, por conta de uma falha na forma como a plataforma do Facebook funciona atualmente, não é isso que temos presenciado ao nos utilizarmos dela. Nos referimos ao modo como os conteúdos de cunho adulto são regulados. 
Segundo as configurações atuais, o Facebook favorece, encoraja e pratica sistematicamente a CENSURA de todo tipo de conteúdo erótico ou associado à nudez e ao sexo, o que inclui a exclusão de uma miríade de obras de arte dos mais variados períodos e regiões da história humana, nos mais diversos tipos de suportes (escultura, pintura, desenho, gravura, vídeo, filme, fotografia, textos, inscrições, graffiti, misto, etc, etc), que são parte do patrimônio cultural da humanidade e compõem junto com outras razões alguns dos motivos específicos pelos quais milhões de pessoas visitam museus e espaços culturais dentro ou fora da WWW, hoje e sempre. Associado a isso, o Facebook demonstra ser adepto da prática da INTOLERÂNCIA CULTURAL, ao censurar conteúdos que registram práticas de outras culturas diferentes da cultura ocidental dominante como a nudez de membros de etnias nativas que sempre viveram assim e tem sua própria razão de ser. O mesmo se pode dizer para imagens referentes à amamentação materna, que sempre foi considerada prática natural por pessoas saudáveis e encará-las sob a ótica da imoralidade implica em reconhecer essa mesma imoralidade mais nos olhos de quem vê do que naquilo que é exposto. 
Se não bastasse isso, além de praticar sistematicamente a censura dos próprios conteúdos e o BLOQUEIO, a SUSPENSÃO ou até a EXPULSÃO dos usuários, o Facebook encoraja a prática da DELAÇÃO por terceiros, criando na rede um ambiente insalubre e prenhe de suspeita entre os usuários, que desconfiam de terceiros que poderiam denunciar, pelas mais diversas razões possíveis, muitas vezes de cunho meramente subjetivo, a postagem de algum conteúdo que é equivocado apenas para a pessoa que denuncia mas não para a pessoa que posta. Ora, isso é tudo menos DEMOCRACIA. Para ser mais preciso, esse tipo de estrutura (CENSURA/DELAÇÃO/BLOQUEIO/SUSPENSÃO/EXPULSÃO) não é nada mais do que uma das características básicas de um regime ditatorial, autoritário e extremista, que não tem absolutamente nada a ver com um ambiente DEMOCRÁTICO, INTELIGENTE e SAUDÁVEL como nós esperaríamos encontrar no Facebook. 
Por outro lado, a mesma plataforma atual do Facebook se preocupa pouco com outros tipos de conteúdo adulto como aqueles associados à violência dos mais variados tipos, ao comportamento belicoso, ao racismo, à homofobia e outros conteúdos associados à pura disseminação do ódio que além de serem extremamente ofensivos para um número muito grande de pessoas em todo o mundo, desrespeitam a convicção básica de que uma rede social onde interagem pessoas diferentes do mundo todo deveria se pautar antes de mais nada pela TOLERÂNCIA e o RESPEITO A ESSAS DIFERENÇAS. Além disso, em muitos países essas práticas são consideradas ilegais e configuram ação criminosa. Então, temos com isso um cenário no Facebook no qual é difícil não suspeitar das reais intenções daqueles que são responsáveis pela criação e funcionamento de uma plataforma extremamente contraditória em si mesma e em nada digna do respeito e da admiração de seus usuários, tal como ela funciona hoje.
A SOLUÇÃO
Diante do que foi dito acima, NÓS ABAIXO-ASSINADOS gostaríamos de propor uma solução simples a ser implementada em toda a plataforma do Facebook, que evitaria todas essas contradições do sistema e ao mesmo tempo serviria para tornar o Facebook um espaço mais democrático, tolerante, inteligente e saudável para todos.
Para isso, basta que o Facebook introduza um marcador para cada tipo de postagem onde o usuário escolha se se trata de CONTEÚDO ADULTO (independentemente qual seja ele) ou não. E forneça a cada usuário a OPÇÃO de configurar seu próprio perfil como APTO A VISUALIZAR CONTEÚDO ADULTO ou não, pois a liberdade de escolha individual é um dos princípios básicos de um regime democrático.
Há hoje na WWW vários outros sites de conteúdo ou redes sociais que utilizam essa mesma solução: Flickr, Tumblr, You Tube, etc. Isso é um sinal de respeito ao usuário, independentemente de quais sejam suas crenças ou valores pessoais. Com essa mudança, ganham os usuários uma plataforma de melhor qualidade e ganharia o Facebook o respeito dos seus usuários. Nada mais justo e sensato.

Anúncios

One response to this post.

  1. Claudio Willer , grata pela força de sempre neste movimento pela livre expressão do nu no Facebook. Sua palavra é sempre importante! bj

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: