Mais argumentos contrários à usina de Belo Monte

Dois bons artigos, na Folha de hoje, reforçando argumentos contrários à usina de Belo Monte:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cienciasaude/108760-desmatamento-pode-reduzir-capacidade-da-usina-de-belo-monte.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cienciasaude/108761-pesquisa-reforca-desconfianca-de-que-novas-barragens-chegarao-ao-xingu.shtml

Ou seja: vem mais desmatamento aí. O resultado de Belo Monte equivalerá a outros fracassos amazônicos, como aqueles de Tucutuí e Balbina: não produziram nada do previsto.

Meu argumento principal: índice de desperdício de energia elétrica, entre a fonte geradora e o usuário final, é de 40%. Programa de redução do desperdício, nem pensar. Prioridade é mesmo grandes obras, respectivos rolos, atrasos e sobrepreços.

Matéria na Veja desta semana reclama de índios Munducuru viajarem 600 km para protestar e ocupar canteiro de obras. Acontece que, além de não estarem cumprindo os acordos com os índios, a usina afetará alto e médio Xingu, também. O tucunaré que se pesca no Xingu, por exemplo: percorre o rio todo. E, como se vê pela matéria aqui copiada, meio ambiente em geral sofrerá.

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Será que com o argumento a seguir eles ainda vão insistir nesta nesta violência contra o meio ambiente? Tudo é possível, a ganância é sempre maior, mas não faltam vozes, de indígenas e não-indígenas pedindo um mínimo de bom senso. Achei este argumento muito elucidativo:

    “A relação entre as florestas e a chuva é dinâmica: as árvores liberam vapor d’água, aumentando a precipitação. Menos árvores, menos água para gerar energia.
    O artigo está publicado na edição de hoje da revista científica americana “PNAS”.
    Os oito autores afirmam que, segundo a atual perspectiva de uma perda de floresta de 40% até 2050, a geração de energia em Belo Monte cairia para apenas 25% do potencial da hidrelétrica.”

    Ou seja, com menos floresta, menos chuva e menos energia. Então, como fica, não é??

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: