Diadema, 2

Em tempo: boas notícias – fui informado que dificuldades enfrentadas pela Cia de Dança de Diadema foram solucionadas e contrato foi renovado. Teremos mais espetáculos de qualdiade.

A Carta Aberta da Cia de Dança de Diadema, tão bem dirigida por Ana Bottosso (o balé Paranóia foi divulgado aqui). Merece todas as modalidades de apoio:

Diadema 21 de junho de 2013

A

Companhia de Danças de Diadema

, importante grupo de dança do ABCD Paulista, que realiza, há 18 anos, ações em dança e projetos socioculturais com a comunidade local, foi notificada que suas atividades seriam interrompidas a partir do dia 30 de junho, e não haveria renovação de contratos. Desenvolvendo ações de difusão (espetáculos, mostras, turnês) e também de arte educação (oficinas, palestras, workshop, reflexões), a Companhia atende, por semana, aproximadamente 650 munícipes de Diadema, desde 7 anos de idade, através de um programa de oficinas desenvolvido com a Secretaria de Cultura de Diadema e representada pela Associação Projeto Brasileiro de Dança. Além das oficinas, oferece circulação de espetáculos e promove mostras de dança na cidade e região, encorpando a programação local e difusão cultural.

 Desde novembro do ano passado, após as eleições do prefeito Lauro Michels, a coordenação desta Companhia vem travando conversas com o novo prefeito para saber quais seriam as intenções futuras do Sr. Lauro com a Companhia. A todo o momento, sem exceção, o Prefeito afirmou que a continuidade dos trabalhos seria garantida e inclusive que seriam incrementados maiores incentivos a eles. Assim, de dezembro 2012 para janeiro de 2013, foi feita uma renovação de contrato por 6 meses entre a Prefeitura e a Associação, quando foi divulgado que nestes 6 meses as ações seriam avaliadas e possivelmente os formatos de contratação seriam revistos, tudo isso para garantir e melhorar a qualidade dos trabalhos em dança na cidade. Relatórios extensos foram entregues, visitas pelas atividades das oficinas foram realizadas, explanações transparentes das ações foram feitas. E o resultado disso, sempre retornos positivos referentes à seriedade do trabalho, à importância deles perante a comunidade e ao desenvolvimento cultural da cidade. Em vista dos retornos positivos do Prefeito, embora verbais, a agenda da Companhia continuou a ser preenchida, com compromissos travados em Diadema e em todo o país até 2014, e a população beneficiada pelos serviços com a dança, também se tranquilizou ao perceber o compromisso e o respeito do Prefeito com esta Companhia.

 Na última terça – feira (18), a 12 dias do término do contrato dos profissionais bailarinos e orientadores, foi anunciado pelo Secretário de Cultura Gilberto Moura, que os contratos não se renovariam. Com a justificativa de corte de gastos, esta medida foi tomada sem nenhum diálogo, simplesmente uma atitude de cima para baixo, contradizendo toda uma trajetória de conversas e promessas que garantiam a continuidade das atividades.

 A equipe da Companhia, quinta-feira dia 20 de junho, foi até a Câmara Municipal de Diadema, para explanar o ocorrido na semana, solicitar apoio aos Vereadores – que em toda história da Companhia foram grandes incentivadores de suas ações. Foi manifestar em tribuna aberta sua indignação pelos fatos estarem tão contraditórios com o que foi prometido pelo Prefeito desde o final do ano passado e reivindicar a renovação dos contratos sem sofrerem interrupção das atividades e do cumprimento de agenda.

 O Secretário de Cultura solicitou um prazo para uma resposta, e marcou para a próxima quinta-feira dia 28 de junho, 11h, na Câmara Municipal de Diadema, um encontro entre Secretário, Vereadores e Companhia de Danças de Diadema. Aguarda-se que olhos justos, mentes e corações sensíveis, e responsabilidade assumida diante das promessas deflagradas, sejam fatores que componham a escolha dos dirigentes de Diadema para avaliarem com justiça e grandeza de espírito, o valor material e imaterial dos atos desta Companhia e o poder de transformação que suas atuações artísticas exercem aqueles que delas compartilham  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: