Os parlamentares e o eclipse da representação

O abaixo-assinado sobre o qual havia sugerido, no Facebook, a simulação de um bolão de apostas, se submetido à consulta plebiscitária, é esse aí, reproduzido a seguir. Daria 78%…? 84% … ? 91%…?

Mas sequer me parece importante – acho que nem assinei. Valeria, quando muito, como intimidação adicional. Não adianta emagrecer parlamentares se continuarem tentando aprovar barbaridades como a degradação do Código Florestal e novas dificuldades para demarcar terras de índios. A propósito, tenho procurado me manter distante de sectarismos, de um ou outro naipe – mas o que vem ocorrendo no âmbito do atual governo e sua base de apoio é inadmissível. Justifica oposição cerrada. Provocarão danos irreversíveis – índios não ressuscitam, reservas naturais não se reerguem, peixes não retornam aos rios nem bichos às matas.

Reformas eleitorais, isso sim – embora esteja claro que nada irá valer para a próxima eleição. Voto distrital me parece uma boa proposta. Um Marco Feliciano, por exemplo, poderia ser freado na região de Orlândia. E o acréscimo de votos proporcionado por sua condição de celebridade não iria eleger uma bancada extra de retrógrados equivalentes. Além de reduzir custos das campanhas e respectivas negociatas. Já a lista fechada corresponde ao pior: submeteria de vez o eleitor à burocracia dos partidos.

O mais importante é prosseguir as práticas de democracia direta. E quanto mais irreverentes, melhor. Intervenção no casamento do magnata, expondo convidados ao ridículo, achei perfeita. Declamação de poesia na porta do gov. do Rio de Janeiro, beleza: organizaria concurso de sátiras.

Havia comentado a ligação de outros movimentos sociais com a cultura – as palestras de Emma Goldman lotando auditórios no começo do século 20, por exemplo. Ou os poetas da primeira geração romântica inglesa reunindo-se em casa de William Godwin, precursor do socialismo utópico. Mas, em face do que vêm produzindo alguns intelectuais – a exemplo do que comentei em minha postagem anterior – é melhor os atuais manifestantes prescindirem de quem os guie. Talvez a relação deles com a cultura seja mais sutil, menos evidente. Alguns, acho, passaram por palestras e oficinas comigo. Integrantes do Black Bloc, sei que estiveram – e apreciaram o que eu disse.

 

New message about Para a redução do número de congressistas e de seus salários, auxílios e despesas

Posted by Vince Ribeiro (campaign founder)

Add your voice

Caros amigos,

Gostaria de encaminhar-lhes uma mensagem do Avaaz.org:

A onda de democracia que está varrendo o país pode estar a apenas alguns centímetros de distância de conquistar uma vitória histórica: esta semana o Senado votou para deixar muito mais fácil o processo que torna as iniciativas populares em lei – depois da Avaaz ter sido mencionada várias vezes no debate! Vamos agora pressionar com urgência a Câmara dos Deputados a selar essa proposta!

Atualmente se quisermos forçar o Congresso a debater alguma legislação, assim como foi o caso com a Ficha Limpa, precisamos nos engajar em um processo extremamente oneroso que nos obriga a recolher assinaturas, em papel, de 1% do eleitorado, ou seja, cerca de 1,3 milhão de pessoas. Este sistema leva uma eternidade, desestimulando a participação cidadã. Mas esta semana o Senado concordou em reduzir pela metade o número de assinaturas necessárias e disse que elas podem ser ser recolhidas online. Infelizmente, esta reforma fundamental pode ser derrubada na Câmara dos Deputados se não agirmos – e rápido.

O Congresso está prestes a entrar em recesso, então vamos enviar uma forte mensagem com um milhão de vozes convidando nossos parlamentares a fazer desta a prioridade número 1 em suas agendas e endossar a proposta do Senado. Vamos juntar nossas vozes agora – e compartilhar com todos nossos amigos – dando um passo gigante rumo à verdadeira democracia no Brasil:

http://links.causes.com/s/clLjiq?r=EkhX

E se você ainda não assinou, assine também a nossa proposta para a redução do número de congressistas e de seus salários, auxílios e despesas:

http://links.causes.com/s/clLjir?r=EkhX

Que a nossa luta por um Brasil melhor continue firme e forte!

Att,

Vinicius

Want to get involved? See this petition on Causes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: