Uma sátira

Vejam esta luminosa contribuição que alguém enviou a meu blog. É, evidentemente, sátira. Dirigida ao sectarismo, ao argumento de que todo opositor é agente da CIA – ou da KGB, ou do Taliban, conforme o lado:

“Existem grupos pagos pelos Americanos para derrubar regimes que não estejam a favor da agenda capitalista, nem precisa buscar muito para encontrar na internet. Veja o que ocorreu na linda “primavera capitalista” do Egito, voltou tudo como estava. Porque esta primavera não ocorreu na Arábia Saudita, pior de todos? EUA não quis. Pessoas ingênuas são recrutadas para derrubar governos, democráticos ou não, para depois somente alinhar ao que eles pretendem, quando os inocentes são descartados. Se este comentário não for publicado vou entender onde reina autoritarismo, se for, parabéns pela diversidade.”

É um dos comentários, extemporâneo, a meu post sobre a invasão da Federação Anarquista em Porto Alegre:

https://claudiowiller.wordpress.com/2013/07/02/a-espantosa-invasao-da-federacao-anarquista-gaucha-em-porto-alegre/

A propósito, em que pé está esse caso? Tarso Genro – outro que adotou o discurso da ação de “estrangeiros” para explicar acontecimentos que lhe fogem ao controle – já mandou devolver os livros e as fichas de usuários da biblioteca anarquista, de supostos conspiradores internacionais?

Black Block e outros ativistas associados às recentes manifestações: minha impressão é que a formação de tais movimentos se assemelha àquela da Ordem Rosacruz. Não existia quando foram divulgados seus manifestos, criados por Johann Valentin Andreae, entre 1614 e 1618 (é o que afirmam Frances A. Yates, Alexandrian e outras boas fontes). Pessoas gostaram, adotaram-nos como discurso de resistência à Contra Reforma e ao absolutismo. Multiplicaram-nos, assim fazendo que essa associação passasse a existir; a crescer e ganhar importância.

São hipóteses.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: