Ruralistas, índios e teorias conspiratórias

Já publiquei bastante aqui sobre teorias conspiratórias; a atribuição das causas de acontecimentos aos maçons, illuminati, comunistas, judeus, plutocratas capitalistas, o que for.

Um exemplo expressivo dessa argumentação é dado pelo artigo de Kátia Abreu, senadora e líder ruralista, na Folha de S. Paulo de hoje, 07/09:

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/katiaabreu/2013/09/1338470-causa-inconfessavel.shtml

Índios têm terra sobrando, afirma. Reintegrações, devoluções dos territórios de onde foram desalojados, são para prejudicar a agricultura brasileira. Trata-se, expõe, de ação dos “países que cobiçam nossas riquezas”. Como em toda teoria conspiratória, há uma disparidade de agentes, em uma aliança implausível: Igreja Católica, ONGs, antropólogos que “aparelharam” a FUNAI. Todos servem à “guerra comercial” movida por “países que competem com a agricultura brasileira e que cobiçam nossas riquezas minerais e vegetais”. Xenofobia é uma constante nessa modalidade de argumentação; desta vez, contra os “benfeitores de índios, regiamente financiados”. Evidentemente, ambientalistas integram a mesma conspiração. É igual à posição dos integrantes da linha dura durante o regime militar: criar reservas indígenas implicava ameaça à soberania, como mostram relatórios que já comentados aqui:

https://claudiowiller.wordpress.com/2013/06/16/os-relatorios-sobre-ocupacao-de-terras-de-indios/

É nisso que acredita, ou finge acreditar a forte bancada liderada pela senadora. Diante disso, é necessária a mobilização, não só em defesa dos índios e do meio ambiente, mas da inteligência, pesadamente atacada pela líder ruralista.

Ontem, deu na TV o incêndio na reserva recentemente recuperada pelos xavantes em Mato Grosso. Proposital, segundo o noticiário – retaliação dos posseiros, invasores que, finalmente, haviam sido retirados. Notícias como essa são, para Kátia Abreu, disseminadas pelos que conspiram contra as riquezas do nosso Brasil.

Anúncios

One response to this post.

  1. Kátia Abreu quer que a gente acredite tb em Coelhinho da Páscoa?

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: