As ameaças à Escola Livre de Teatro de Santo André

Havia recebido pelo Facebook a denúncia do estado de coisas em Santo André. Reproduzi:

ATENÇÃO, ATENÇÃO, ATENÇÃO!!!!C O M P A R T I L H E !!! Mantenha atualizado no FB e Twitter…!Hoje a Prefeitura PT de Sto André fechou a Escola Livre de Teatro ELT, um caldeirão importantíssimo de investigação teatral, que nas duas últimas décadas tornou-se ícone dentro e fora do Brasil. Quem a fundou agora quer afundá-la.A comunidade de aprendizes e ex-aprendizes está mobilizada. Vamos fazer a notícia “bombar” nas redes sociais! Se você conhece pessoas influentes e tem os contatos, cite, avise, compartilhe…!!! #eltlivre

Veio este outro link, com detalhes:

http://escolalivredeteatro.blogspot.com.br/2013/09/um-esclarecimento-mais-detalhado-sobre.html

Em tempo: acrescento o video, expressivo – inclui convocatória para manifstação amanhã, domingo dia 29

http://www.youtube.com/watch?v=lReiirRdVwk

Estarrecedor. Um absurdo. Barbárie instaurada. O que deu nessa gente? Administrador público que faz coisas assim, inclusive atrasar pagamento de colaboradores, merece cadeia – para começo de conversa. Destruir equipamentos culturais é crime. Fizeram outras, teve o caso da escultura de Sacilotto, removida.

São (eram?) três equipamentos culturais importantes em Santo André: Casa da Palavra, Casa do Olhar, Escola Livre de Teatro – criados na gestão de Celso Daniel. Casa da Palavra, inaugurei – a convite de Marcos Azevedo, leitura de Uivo de Ginsberg, acompanhado por Jorge Mautner e Nelson Jacobina, casa cheia, Celso Daniel presente e acompanhando atentamente. Foi bonito e memorável. Dei oficinas literárias lá até 2004 com Marcos Azevedo, com excelentes resultados, e curso e oficina em 2006, com Beth Brait. Piva deu palestras. Muitos outros também estiveram. Houve excelentes resultados. Talentos se desenvolveram. Em seguida tudo foi refluindo, com as mudanças de administração e de partido.

Como é que pode: administração do PT destruir seu próprio legado, em vez de recuperá-lo. A imbecilidade é suprapartidária. É preciso mobilizar, antes que comprovem, mais uma vez, a tese de que sempre é possível piorar. Manifestações recentes mostraram que incompetentes e inescrupulosos são covardes, cedem. Se fosse no Rio de Janeiro, já teria mascarados chutando a porta da Prefeitura e intervindo na Câmara – e é exatamente isso o que deve ser feito em Santo André. Municipalidades e munícipes que não prezam a cultura não merecem consideração alguma.

 

Em tempo (postado no dia seguinte): dois comentários no Facebook, de Marcelo Marcus Fonseca e Elizabeth Lorenzotti:

Marcelo:

O Fechamento da Escola Livre de Santo André, o remanejamento de dinheiro de Cultura pra Saúde em São José do Rio Preto, prefeito de São Carlos fechando ponto de cultura e o cidadão não percebendo que isso é mais importante que o pré-sal, o transporte coletivo, os leitos de hospital, porque tudo, problemas sociais se resolvem através de cultura, não de educação. Quando não se pede por cultura numa manifestação é o próprio reflexo de falta de cultura que leva o país a esse estado. Todo é cultura. Tudo, saúde, educação, economia, justiça, Pib, tudo se resolve por meio de cultura. É simples e falta coragem para dizer isso pra quem não tem cultura por culpa de atitudes predatórias como essa de Santo André. Ignorar a cultura é pior que corrupção. Por isso não dá julgamento também?

Elizabeth:

“A imbecilidade é suprapartidária”, bem disse o Claudio Willer a respeito do fechamento da Escola Livre de Teatro em Santo André. Infelizmente, vários partidos no poder empenhados em destruir o florescimento da cultura e sua democratização. Enquanto isso batem, jogam gás, dão tiros em professores no Rio de Janeiro. Não sei de quadro mais triste neste domingo.

Multipliquem. Hoje é em Santo André. Amanhã… Façam com que a cultura seja respeitada.

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Posted by elizabeth lorenzotti on 28/09/2013 at 22:10

    É um escândalo. Mas tenho a certeza de que, ganhando visibilidade a campanha, as “autoridades” voltarão atrás.

    Resposta

  2. Triste. Pra dizer o mínimo.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: