EPIVANIAS: uma extensa homenagem a Roberto Piva

Serão dias consecutivos dedicados a Piva, com uma programação abrangente, variada, em diversos lugares. Parabéns á Secretaria Municipal de Cultura e aos coordenadores. Adicionam ao que vem sendo feito.

As manifestações, além da transmissão de informação e do prazer pelo contato com a poesia, valem por estimular a leitura e circulação da obra. Verifiquei em livrarias. O Volume 2 das Obras reunidas pela Globo (que tem Coxas, da minha especial predileção, Abra os olhos e diga Ah! e Quizumba) está esgotado. Só nos sebos, por enquanto. Em estoque, na Cultura e afins, o Volume 1 (Paranóia, Piazzas e um extenso posfácio meu) e o Volume 3 (o sublime Ciclones, Estranhos sinais de Saturno) – todos também com manifestos e apoio crítico. O leitor encontrará a edição de Paranóia pelo Instituto Moreira Salles, com as imagens de Wesley Duke Lee, e a coletânea de entrevistas Encontros: Roberto Piva, pela Azougue.

Precedendo o Epivanias da semana que vem, amanhã, sexta feira dia 11, no Centro Cultural São Paulo, Sala Adoniran Barbosa, recital dedicado a Piva no Menu de Poesia. Das 20h15 às 22h, organizado por Maria Alice de Vasconcelos. Darei breve palestra, seguido por leituras de Beth Brait Alvim; Célia Musilli; Charles Gentil; Chiu Yi Chih; Edson Bueno de Camargo; Elson Fróes; Elvio Fernandes; Ethel Naomi; Jeanine Will; Jonas Pereira Santos; Máh Luporini; Paulo Sposati Ortiz; Valdir Rocha.

Na semana seguinte, cinco dias consecutivos de homenagens, promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura em vários dos seus equipamentos. Falarei domingo, no Centro Cultural da Juventude, Vila Nova Cachoeirinha. Pretendo comparecer às demais sessão, exceto dia 18, quando estarei em Indaiatuba, conforme a postagem anterior – e dia 16, haverá uma homenagem ao Marsicano preparada por John Milton: recebendo detalhes, noticiarei.

Informam os organizadores das manifestações da semana que vem:

O Projeto Epivanias ocorrerá de 16 a 20 de outubro no CCSP, Galeria Olido, Biblioteca Alceu Amoroso Lima e CCJ. O encontro é uma homenagem ao poeta Roberto Piva, com o objetivo de trazer seu imaginário e de sua geração ao centro da roda, com ciclo de atividades que reunirá debate, palestra, apresentação musical, espetáculo de dança, performance, exibição de filmes, intervenções e leituras, descentralizando os eixos e extremos da paranoica Sampa-City, num acontecimento religioso – e ritualístico – da raça.

A programação:

Dia 16/10, às 20h – Sala Adoniran Barbosa _ Centro Cultural São Paulo: Abertura + Apresentação musical  “São Paulo não é de Hoje” (Com Gustavo Galo e Convidados)

Dia 17/10, às 19h – Cine Olido: Exibição do filme “Uma Outra Cidade”, de Ugo Giorgetti

Dia 18/10, às 19h _ Biblioteca Alceu Amoroso Lima, Rua Henrique Schaumann, 777, Pinheiros: Recital “Parabólicas Paranóicas” (Com Barbara Uila, Celso de Alencar e Chiu Yi Chi + Show “Caco Pontes e Loop B

Dia 19/10, às 17h _ Biblioteca Alceu Amoroso Lima, Performance “Chá com Brócolis” (de Luciana Annunziata) + Palestra “Os dentes da memória” (Com Camila Hungria e Renata D’Elia) + Show Pato Preto (com Ana Kehl de Moraes, Ana Luisa Saad Pereira, Laura Rosembaun, Lia Biserra, Paloma Mecozzi e Sofia Botelho de Almeida) 

Dia 20/10, às 14h _ Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, CCJ, Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha:

DEBATE: “POESIA E DELÍRIO”
Com: Cláudio Willer, Roberto Bicelli, Sergio Cohn e Heyk Pimenta

Em seguida:

Oficina com Ademir Assunção

Às 18h. Anfiteatro DANÇA: “PARANOIA”
Com: COMPANHIA DE DANÇAS DE DIADEMA. Direção e Coreografia: ANA BOTTOSSO. 60 minutos. +14 anos. 150 lugares.  Retirar ingresso a partir das 17h, na recepção:

Os corpos gritam as vozes do poeta em frenética movimentação e almas tantas vezes sufocadas. Os elementos dramáticos de “PARANOIA” se materializam como palavras impressas no muro de uma cidade imaginária. A incansável continuidade da noite-dia-noite é como versos repetidos nos corpos em conflitos que reproduzem a dualidade dos sentimentos. Falar de um homem só, um fantasma da “selva de pedra” que traça a passos delirantes uma vida secreta, é falar de cada um de nós.

Curadoria: Caco Pontes e Heyk Pimenta. Mediação: Heyk Pimenta. Concepção e direção geral: Caco Pontes. Produção: Karen Keppe. Esclarecem:

O título “Epivanias” é um neologismo com o sobrenome do poeta e a palavra “epifania”, que, segundo Pontes, está ligada a tudo o que inspirou e influenciou a vida e a obra do autor. “São manifestações no sentido metafísico, dos sonhos de experiências místicas, o que produz uma grande imersão no imaginário de Piva.”

Anúncios

5 responses to this post.

  1. Oi Claudio. Infelizmente, mais uma vez, não posso me ausentar do Rio. Posso dizer que a leitura do Piva foi muito importante para mim. Gostaria muito que eventos como esse ocorressem por aqui. Alguma chance? Um abraço.

    Resposta

  2. Posted by Anna Livia on 10/10/2013 at 20:03

    Uau… Secretarias Estaduais de Cultura de Minas e outros estados, por que não aproveitam que já tá tudo montado, esquematizado e tinindo, e propõem umas “Epivanias” itinerantes Brasil afora, hein?!
    PS.: O Marsicano estaria onipresente nestas homenagens, não é, Willer?

    Resposta

  3. Infelizmente não poderei estar em São Paulo desta vez para prestigiar esse grande evento em homenagem ao Piva, mestre Willer! Mas continuo por aqui, entre montanhas, divulgando o trabalho dele, de alguma maneira… Evoé!

    Resposta

  4. Willer, epivanias: que beleza!! Nestes dias infernalmente circulares — pelo menos os meus o são he he he — bom sonhar com a possibilidade de abeirar-me de um poeta como Piva! Aquele abraço!

    Resposta

  5. Posted by Diego Tardivo on 11/10/2013 at 18:56

    Como eu gostaria de ver os europeus lendo Roberto Piva! Ele é universal! A sua poesia também é completamente universal, Willer.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: