As São Silvestres

Em 1953, ganhou o tcheco Emil Zátopek, recordista olímpico, a “locomotiva humana” – campeão nos 5.000 metros, 10.000 e maratona. Virou figura de retórica, antonomásia: “é um Zátopek” para designar alguém muito rápido.

Em 1962, foi Abebe Bikila, o legendário etíope descalço – continente africano começava a aparecer nos esportes.

Durante o réveillon, inicialmente rádios e depois televisores ligados, para saber quem havia ganho. Ultimamente, caiu. Cortaram os cachês para convidados. Mudaram horário. Hoje é pela manhã, foco nos tipos, no desfile à fantasia.

Motivo? Óbvio: queimas de fogos e balada na Paulista dão mais ibope. Não sou saudosista, achar que passado era melhor tende ao reacionarismo. Jornais que patrocinavam a corrida, A Gazeta Esportiva, então diário, e A Gazeta, por um tempo o jornal mais lido em São Paulo, quem reclama de imprensa devia ver aquilo, o tipo de jornalismo que faziam – tinha até coluna de “orientação moral dos espetáculos” e alguma herança fascista.

Só acho que deveriam ser honestos. Se patrocinador atual, TV Globo, resolveu esfriar a competição, então assuma, declare a intenção. Ou passe a franquia para outro interessado. Se eu fosse secretário de esportes, encampava e voltava ao horário da virada do ano, com outro roteiro, do tipo sair do antigo prédio na Avenida Cásper Líbero, avançar pela Zona Leste ou Barra Funda e Bom Retiro, sei lá.

Aliás, se eu fosse administrador municipal, faria outra coisa: desentulhava a Avenida Paulista. São Paulo é grande, oferece muito espaço para zoar, sem precisar infernizar moradores e complicar tanto a circulação.

Anúncios

One response to this post.

  1. Oi amigo, hoje participei da são silvestre de patinete, kkk, entrando em qualquer lugar, arbitrariamente, mas cheguei na linha final soh q infelizmente não registrei, então cliquei no google pra ver se alguem tinha minha foto e caih no seu post…adorei, e aproveito pra convida lo pra ver como foi minha corrida maluca, rs… Estou no facebook como Póla Scalzo…

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: