Rodolfo Konder, 5 de abril de 1938 – 1º de maio de 2014

É horrível ter que converter blog em necrológio. Inevitável, porém.
Conheci-o pessoalmente assim que retornou do exílio em 1978, através de Marcos Faerman. Colaborávamos em Versus, o jornal criado por Faerman, logo seguido por sua revista Singular e Plural – nela, Konder foi editor de Internacional junto com Claudio Abramo. Quando resolvi participar de uma renovação da UBE, União Brasileira de Escritores, pedi a ambos, Faerman e Konder, que entrassem como sócios – Konder, militante disciplinado, por sua vez inscreveu outros dez escritores, todos intelectuais qualificados, assim contribuindo para formar quorum para nossa eleição. Foi meu colega em duas diretorias da entidade, entre 1982 e 86, com Fábio Lucas como presidente. Secretário de Cultura do município, convidou-me para trabalhar lá; aliás, por sugestão de Faerman, que integrava sua equipe. Fui seu assessor de 1994 a 2000, minha estada mais prolongada em administração cultural – durei esse tempo todo por ter nele, mais que um chefe, um interlocutor e amigo. Fizemos muita coisa boa: encontros de escritores com o público, apresentações de poetas, ciclos de palestras. Penso que um certo ostracismo subseqüente se deve às qualidades de sua gestão, e não a eventuais falhas. Já ouvi afirmações equivocadas sobre o período e oportunamente voltarei ao assunto.
Sendo um jornalista completo, Konder também foi escritor. Deixou crônicas e narrativas de qualidade, das quais também tratarei. A poeta Beatriz Helena Ramos do Amaral havia programado uma sessão com ele na Casa das Rosas, da qual eu participaria. Deveria ocorrer no final do ano passado, mas foi adiada por suas más condições de saúde.
A seguir, links com alguma biografia e duas entrevistas. Uma delas, a do Observatório de Imprensa, com o relato de sua prisão no DOI-Codi em 1975, junto com Vladimir Herzog e outros colegas – lembrando que ele foi o primeiro a denunciar que Vlado havia sido assassinado pelos torturadores.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rodolfo_Konder
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/showNews/fd290820011.htm
http://www.rodolfo.konder.nom.br/
http://www.ube.org.br/biografias-detalhe.asp?ID=842

Anúncios

4 responses to this post.

  1. Nome importante do jornalismo e da cultura brasileira!

    Responder

  2. Posted by Antonio Carlos Fester on 02/05/2014 at 16:56

    Cláudio

    Bela homenagem ! Ver as fotos consola. Ele viveu ! Um dia quero trocar ideias com vc, já que fui tesoureiro da PMSP até a gestão Maluf, quando me aposentei. Grande abraço

    Antonio Carlos

    Responder

  3. Posted by Marlene G.M Hirata on 03/05/2014 at 00:01

    Cláudio, perdemos todos.
    Marlene Hirata.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: