Maldoror e o Conde de Lautréamont, de volta

EM TEMPO: saiu uma bela resenha, de Heitor Ferraz Mello, intitulada “Ícone da Blasfêmia”, no ‘Guia da Folha de hoje, 31/05. Quem me enviar scan, agradeço, quero reproduzir aqui.
lautreamont_capa_completa
Enquanto preparo a divulgação do meu próximo lançamento, Os rebeldes: Geração Beat e anarquismo místico (L&PM), aproveito para lembrar que Maldoror e seu autor, o Conde de Lautreámont voltaram a perambular pelas livrarias. Usam, agora, uma nova capa, para a edição completa – Os Cantos de Maldoror, poesias e cartas – que preparei para a Iluminuras. É a quarta edição ou reimpressão por essa editora, desde 1997; a sexta, desde a primeira vez em que o traduzi, em 1970. Vejam, aqui, link com a nova capa, outro link, de uma das livrarias, e alguns comentários e um release que dão os motivos dessa vida longa, editorialmente falando, do pseudônimo e do personagem criados por Isidore Ducasse.

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=1039166
A história da poesia moderna é a de um descomedimento. (…) O astro negro de Lautréamont preside o destino de nossos maiores poetas.
Octavio Paz
Os Cantos de Maldoror e Poesias brilham com um fulgor incomparável: são a expressão de uma revelação total, que parece exceder as possibilidades humanas. Com ele o famoso “tudo é permitido” de Nietzsche não permaneceu platônico, pretendendo significar que a melhor regra aplicável ao espírito ainda é a orgia.
André Breton
Ele era, sem dúvida, um gênio irredutível para o mundo, e não mais desejável para o mundo do que Edgar Poe, Baudelaire, Gérard de Nerval ou Arthur Rimbaud.
Antonin Artaud
Abram Lautréamont! E aí está toda a literatura virada pelo avesso como um guarda-chuva! Fechem Lautréamont! E tudo, imediatamente, volta ao lugar…
Francis Ponge

Lautréamont, depois de morrer desconhecido aos 24 anos, em 1870, e de sua obra esperar dezessete anos para ter os primeiros leitores, tornou-se um mito, pela extraordinária ousadia e criatividade de seu texto, um exercício radical de liberdade de criação. Hoje multiplicam-se as edições de Os Cantos de Maldoror e da obra completa de Isidore Ducasse, celebrizado sob o pseudônimo de Conde de Lautréamont. Sua bibliografia é gigantesca, situando-o entre os escritores mais estudados e discutidos da atualidade.

Ignorou a modernidade e apontou caminhos para o surrealismo e as vanguardas do século XX. Provocou fascinação e espanto em autores tão diversos como Breton, Malraux, Gide, Neruda e Ungaretti. É reconhecido como poderoso inventor, expoente dos inovadores, transgressores e poetas malditos, assim como o foram William Blake, Baudelaire, Rimbaud e Jarry.
O poeta Claudio Willer, que já havia publicado sua tradução de Os Cantos de Maldoror, preparou esta edição completa de Lautréamont.
Incluiu comentários, notas e um substancioso prefácio, onde enfrenta obscuridades, vencendo o desafio da interpretação do texto e os mistérios decorrentes da ausência de biografia. Mostra como os Cantos e Poesias são uma escrita do avesso, abissal e perversa, regida pela lógica da metamorfose, pois nela cada termo contém seu oposto e cada coisa implica seu contrário, aquilo que não é. Repleta de paradoxos, representa a consagração do pensamento analógico, oposto à razão dualista. Satírica e paródica, pelo modo como se apropria de outros autores, adulterando-os e invertendo-lhes o sentido, seu caráter monumental deve-se à coerência, aliada à imaginação desenfreada e transbordante. Da concepção geral, passando pelos relatos e reflexões, até o estranho vocabulário e as figuras exageradas de retórica, tudo, em seus detalhes, obedece à lógica do delírio e da negação. Por isso, não é apenas reflexão crítica sobre a literatura, mas rebelião extrema contra a sociedade e o mundo.

Autor: Conde de Lautréamont
Tradução:
Situação:Normal
ISBN:85-7321-231-4
No de Paginas:384
Preço:
R$56,00

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