A famosa resenha em La Brèche – Action Surréaliste

artigo La Brèche
Clicando sobre a reprodução, amplia, torna-se legível.
Sobre Paranóia de Roberto Piva, Amore de Sergio Lima e meu Anotações para um Apocalipse.
Frequentemente mencionada, inclusive em minha festa de 50 anos (de estréia), ontem, dia 29/10. Por isso providenciei a cópia.
É do número 8, novembro de 1965, às pgs. 126 / 128. Conforme o expediente na segunda contracapa, a revista era dirigida por André Breton, editada por um comitê, publicada pela Terrain Vague.
Sei que Sergio Lima cuidou do envio dos livros. É assinada por XXX, com data de fevereiro de 1965. Quem terá sido? Nunca soube.
Diz que “Paranóia é o primeiro livro de poesia delirante publicado em ‘brésilien’”. Amore é “a expressão da fascinação erótica” e um “frenesi sensual”. Quanto a mim, há um trecho incrível: “O autor dispõe de uma formação científica muito livre e as experiências que lhe deixaram uma vida violenta e o hábito dos tóxicos”. Que exagero, para dizer o mínimo. Acho que XXX tomou ao pé da letra o que está em meu manifesto, sobre tomarmos o partido do bandido, frente à violência policial. Algo semelhante à gênese do “Claudio poeta surrealista” em Cleo e Daniel de Roberto Freire que relatei ontem: “Você…? Você…? Você é Claudio poeta surrealista…? MEU HERÓI…!!!”. Bem comportado eu nunca fui – mas daí à bandidagem e dependência de drogas haveria algum caminho a percorrer.
Enquanto isso, por aqui nada, por muitos anos. Consequência de atuarmos em São Paulo e não em Caracas, Bogotá, Buenos Aires, Lisboa ou qualquer outra metrópole menos careta, na qual a recepção crítica não seria tão tardígrada. Ainda assim, os bons leitores foram aparecendo e se multiplicando ao longo destas cinco décadas.

5 responses to this post.

  1. Willer, referência fundamental essa! Vai me ajudar a dar mais estofo a minha pesquisa sobre o “Paranoia”! Obrigado!

    Responder

  2. Ah! gostei muito do lado “muito livre e o hábito dos tóxicos!” rs. Isso num currículo é melhor que muitas coisas que leio. E adorei aquela sua fala ontem nos 50 anos de Anotações para um Apocalipse sobre Roberto Freire e Cléo e Daniel. Que mágico inspirar o personagem de um livro que fez a cabeça de uma porção de gerações contraculturais, incluindo a minha. Bjs!

    Responder

  3. Infelizmente por motivos de trabalho e outras imposições demiúrgicas, não pude estar presente, mas com absoluta certeza, todos os dias celebro sua poesia e visão literária que são tão caras a mim e tantos outros leitores, iniciados e devidamente conduzidos por você pelos caminhos obscuros e sedutores da poética Willeriana e confluências. Ainda continua vibrante em mim a primeira oficina que fiz contigo, e todas as outras que fiz, e as que espero fazer. Ainda não pude ler seu novo livro, mas está na fila. Obscuro Encanto, Estranhas Experiências e este blog, além dos ensaios que circulam em revistas e blogs são leitura constante e obrigatória para mim. É muito bom poder ter contato com nossos autores prediletos, ainda mais quando se tratam de pessoas especiais e generosas como você, que além de um produção poética e ensaística potente, se dá ao luxo de ensinar, incentivar e provocar leitores, poetas e aspirantes. Obrigado, Willer, vida longa à sua produção literária e vice-versa.

    Responder

  4. Também é impossível não citar sua ‘palestra’ sobre tóxicos e literatura nos hospital das clínicas… hehehe

    Responder

  5. Posted by Benanse on 04/11/2014 at 18:48

    Procurei muito esta resenha. Cheguei a achar a capa da revista em qualquer obscuridade da internet, mas nada. Obrigado! Gosto de você, cara.

    Responder

Deixe um comentário

