Nova palestra, com leitura de poemas, no IEL- Unicamp; desta vez, sobre Allen Ginsberg

Allen Ginsberg imagesDia 27 de novembro, quinta feira, às 14 h.
No Miniauditório do Centro Cultural do IEL
Título: “A tradução de Uivo e outros poemas de Allen Ginsberg e a atualidade de suas críticas”
No ciclo Rebeldes do Século XX
Por ocasião da minha palestra anterior no Centro Cultural do IEL, dia 28 de outubro, “Geração Beat e anarquismo místico”, perguntaram sobre minha tradução de Ginsberg. Disse que o tema possibilitaria uma nova palestra. Por isso, diante do interesse, foi agendada esta nova sessão.
Lerei algo das minhas traduções, projetando os originais no data show, assim possibilitando comparações, bem como passagens do próprio Ginsberg apresentando-se publicamente. Célia Musilli participará, lendo poemas que traduzi.
Citarei o que o grande poeta da Geração Beat disse sobre ritmo, prosódia e respiração. Mostrarei as cartas de Ginsberg, observando como me ajudaram nessa tradução. Comentarei algumas das minhas soluções. Por exemplo, a dupla tradução, dois vocábulos em português para um com duplo sentido em inglês. E minha opção pela sintaxe, ou pela hipotaxe, em passagens onde outros bons tradutores preferiram a parataxe. Não vou ler o poema “Uivo”, “Howl” na íntegra – mas lerei todo “No túmulo de Apollinaire”, em cuja tradução inventei alguma coisa, projetando simultaneamente o original.
Além de tratar de poesia e poética, falarei sobre o personagem: a importância de Ginsberg como formulador da Geração Beat, inclusive a impressionante atualidade das suas críticas e propostas. A sessão poderá interessar, portanto, aos leitores em geral, estudantes de Letras em geral, e do curso de tradução em especial.
Novamente, haverá exemplares de “Os rebeldes: Geração Beat e anarquismo místico” e de “Uivo e outros poemas” de Allen Ginsberg à disposição do público.
O informe do IEL:
http://www.guiacultural.unicamp.br/agenda/outros/ciclo-rebeldes-seculo-xx

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Há perspectiva de oferecer esta palestra em São Paulo? Obrigada

    Responder

  2. Lamentavelmente não poderei estar presente. Gostaria muito de ir! Dentre os beats, considero Ginsberg inigualável! Sucesso! Para não deixar de perguntar: alguma chance de acontecer no Rio?

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: