Um substancioso debate sobre Liberdade de Expressão

1 liberdade de expressãoFACEBOOK
No próximo dia 19 de março, quinta feira, às 14 h.
Local: Auditório do Centro Cultural do IEL na Unicamp (lembrando, o campus fica em BarãoGeraldo, imediações de Campinas)
Expositores, Roberto Romano, professor de Ética e Filosofia na UNICAMP, e eu, compondo mesa coordenada por Márcio Seligmann-Silva, professor de teoria Literária na mesma universidade. Evento organizado por Paulo Sérgio de Vasconcellos, que dirige o Centro Cultural do IEL.
Gostarei de participar. O que já li de Roberto Romano e Márcio Seligmann-Silva, apreciei.
Pretendo falar durante 38 minutos, inclusive recorrendo a alguma coisa já publicada sobre o tema neste blog, desde tentativas locais de reintroduzir censura até os terríveis acontecimentos recentes em escala mundial. Pretendo chegar a alguma reflexão sobre o sentido da História, sobre paradigmas para interpretá-la.
A propósito dessas espantosas recorrências de atrocidades, talvez mencione Hipácia de Alexandria em 400 d.C. (por alguns séculos, sob os Ptolomeus, Alexandria parecia uma utopia iluminista antecipada, com sua biblioteca e intensa produção cultural) e Giordano Bruno em 1600 (a historiadora Frances A. Yates observa que, naquele tempo, assistir a queimas de bruxas era passatempo familiar, em Paris havia umas 100 por ano). É como se tivessem trocado os lados do campo ou as camisas dos times? Com todo esse progresso evidente em outros campos, inclusive científico, tecnológico, econômico? (basta comparar expectativa de vida naqueles tempos e hoje)
Assunto não faltará. Venham. Divulguem.

Anúncios

One response to this post.

  1. Tema fundamental! Sucesso!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: