O provocador

Minha participação em ‘Provocações’ de Antonio Abujamra está disponível em dois segmentos de Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=UQDisHyPEkA

https://www.youtube.com/watch?v=JBJ7SaNqizM

Ele provocou, eu provoquei, nós provocamos.

Audiência da TV Cultura é baixa, mas verticalizada. Esse programa formou público. Atendente de balcão de farmácia, japonês do supermercado, alguém por quem passava na rua: “Eu vi o senhor na televisão”. Brinquei com Abu, na vez seguinte em que nos encontramos: “Desse jeito, vamos ficar famosos.” “Você vai ficar famoso”, respondeu-me na lata, imediatamente.

Assisti ás encenações dele de “A cantora careca” de Ionesco de 1959 e “Raízes” de Arnold Wexler, com Cacilda Becker em 1961. E muito mais. Corresponde a um pedaço importante da história do teatro brasileiro. Criador original de projetos pessoais, talvez isso tenha sido algo encoberto pela performance brilhante no programa de TV e naquela novela.

Mais contato, na década de 1990. Secretaria de Cultura. Nós o programávamos bastante, ele se apresentava com prazer. Casa de Cultura do Itaim Paulista, o lugar mais distante do mundo, aflito por causa da extensão da viagem. Ao chegar, multidão à espera, aos gritos: “Ravengar..! Ravengar…!”

Irreverente, provocador em tempo integral. Quando tinha algo a tratar, ia entrando na sala do secretário Rodolfo Konder, direto, sem agendar, fazer-se anunciar ou esperar, passando por secretárias perplexas. Profissionalmente, seriíssimo. Especialmente, ao ler poesia. Fazia questão de ser perfeito. Que apreciador e conhecedor de poesia. Conversava com João Cabral. Todo repertório que propúnhamos a ele, já conhecia bem. Fizemos dupla em uma mesa sobre García Lorca. Ele fazendo o ‘Pranto para Ignacio Sanches Mejía’, podem imaginar o que foi. Que pena faltarem os recursos atuais para gravar tudo isso. Tudo o que ele fez foi muito bom.

 

Anúncios

One response to this post.

  1. Posted by Ieda Estergilda on 02/05/2015 at 12:26

    Willer, incríveis momentos com Abujamra, ambos provocadores e geniais. Abraço

    Ieda

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: