Publicado meu ensaio “Roberto Piva e o surrealismo”

Na coletânea Reflexões sobre a modernidade: atas do Colóquio internacional Poéticas da modernidade, organizada por Flávia Nascimento Falleiros e Márcio Scheel, Jundiaí: Paco editorial, 2014.

tim

Substanciosa. Uma bela soma de tratamentos da modernidade. A destacar, participações importantes como a de Claude Leroy, especialista em Blaise Cendrars. Vejam a relação de artigos publicados. Em seguida, link da editora, para aquisição e demais informações.

O livro propõe uma discussão interdisciplinar que aborda este conceito em suas acepções estéticas e literárias – e políticas – no âmbito das Artes e das Ciências Humanas. Os ensaios reunidos neste livro são assinados por renomados pesquisadores brasileiros e estrangeiros que oferecem instigantes reflexões sobre esta noção ainda tão pertinente para o debate no campo das Humanidades.

Sumário:

Marxismo e modernidade; Modernidade e colonização : abordagem sócio-histórica e distanciamento crítico; As origens da sociologia e do romance: paralelos; Modernidade, cidade e escritura; A perversa modernidade iluminista: Pauliska de Révéroni Saint-Cyr; Complexidade e performatividade do Modernismo português; Modernidades atlânticas: consonâncias e distinções na literatura cabo-verdiana; Modernidade em Cendrars, ou a paixão pelas origens; Da modernidade e seus paradoxos: Paris, Aragon e Le Corbusier; Roberto Piva e o surrealismo;  O chapéu da vanguarda: leituras de Mallarmé; Notas sobre cinema e teatro em Manoel de Oliveira; A fotografia de Fernando Lemos ou a socialização do sonho; Transgresso e intertensão – 5 fragmentos para o entendimento de uma transmodernidade; Do texto à obra.

http://editorialpaco.com.br/livro/reflexoes-sobre-a-modernidade/

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Posted by anderson antonio on 24/06/2015 at 14:55

    “Uma metralhadora em estado de graça”

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: