ECONOMIA

Não entendo de economia.

Mas em 2010, no segundo semestre, ministrei um curso sobre poetas malditos na Casa das Rosas e um dos inscritos era um auditor aposentado da Receita Federal. Gentilíssimo, dava-me carona, deixava-me em casa. Esclareceu que fazia o curso não tanto pelo tema, mas para saber mais sobre falar em público, pois também dava palestras. Espero que minhas perífrases e improvisações o tenham ajudado. Perguntei-lhe o que achava da situação do país, como analisava a conjuntura, aparentemente muito boa naquele segundo semestre de 2010, com a economia crescendo e o desemprego caindo. Disse-me que o crescimento era baseado no consumo, na maior facilidade de crédito e na subvenção de alguns produtos, através da redução de tributos. Uma hora, a situação iria mudar, pois as pessoas teriam que pagar o que haviam comprado; portanto, reduziriam o consumo. Previu um refluxo, alguma recessão ou queda.

Esse entendia de economia. Por onde andará?

Outros, é claro, fizeram observações semelhantes. Outro dia, li declarações de Frei Beto criticando esse modelo de desenvolvimento baseado no consumo.

“Autocrítica” é um termo anacrônico. Soviético. O velho militante, na reunião daquela entidade cultural em 1980, dizendo:“Fernandes, você tem que fazer autocrítica”. Na ocasião, pareceu-me ouvir uma voz saída de um túnel do tempo. Contudo, circunstâncias o atualizam. Frei Beto, Lula, Dilma, outros dirigentes e militantes, sempre usam a terceira pessoa. O PT e os petistas não são eles, porém o outro. Está faltando autocrítica. E também não precisávamos dessas aulas práticas de economia, dessas demonstrações ao vivo de como políticas públicas podem dar errado.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: