Lembram-se de Herman Kahn, o “futurólogo” que apresentou um pano de inundar a Amazônia?

Herman download

Dirigia o Hudson Institute. Provinha da RAND Corporation, da qual saíram outras figuras, digamos assim, perigosas. Participou da equipe que desenvolveu a Bomba H. Escreveu sobre como seria o futuro após uma guerra nuclear e inspirou o Doutor Fantástico, Dr. Strangelove do filme genial de Stanley Kubrick. Esteve no Brasil por volta de 1970, convidado por Roberto Campos, e apresentou seu projeto de uma barragem no Baixo Amazonas. Transformar toda a bacia amazônica em um lago gigantesco desenvolveria o comércio com outros países por facilitar o transporte, argumentava. Nem aí para o dano ambiental. Obeso, pesando 150 quilos, foi tema de uma capa do Pasquim com um retrato mostrando sua enorme barriga e a manchete, “Ciclamato nele!” – acreditava-se que os adoçantes artificiais à base de ciclamato podiam matar. Não foi preciso, pois faleceria em 1983, aos 61 anos.

Lembrei-me de Kahn por causa de um post que já teve 3.500 compartilhamentos no Facebook, divulgado por Célia Musili, mostrando o entorno de Belo Monte:

Quer dizer que há planos de mais usinas? Umas 150? E logo será a vez do rio Tapajós? Herman Kahn deixou sucessores. Grandes empreiteiras agradecerão, do modo como se sabe. Espera-se que este tenha o mesmo destino de outros projetos megalômanos; que o interrompam antes de acarretar prejuízos que acabarão sendo pagos por nós; que o fracasso das expectativas relativas ao pré-sal sirva como alerta.

 

Anúncios

4 responses to this post.

  1. Posted by antoniofester on 05/10/2015 at 20:39

    Ótimo, Cláudio. Abração do   Fester

    Resposta

  2. Posted by David on 21/10/2015 at 17:49

    Willer, desculpa eu invocar um assunto que nada tem a ver com o post, mas por favor, me responda: alguém da L&PM está traduzindo os livros de cartas do Bukowski?

    Resposta

  3. No The Politics of Ecstasy, Timothy Leary sugere que Kahn usava LSD. Talvez no modo bad trip?

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: