Ottaviano de Fiore, 1931-2016

Ottaviano de Fiore

Dono de um currículo extenso como professor e pesquisador, destacou-se pelo trabalho em favor do livro e da leitura. Secretário do Livro e da Leitura  do Ministério da Cultura, entre 1995 e 2002, providenciou acervos e instalações para uma enorme quantidade de bibliotecas municipais. Deu muitas palestras e escreveu artigos, chamando a atenção para o analfabetismo funcional. Citei-o em uma quantidade de ocasiões.

Principalmente, foi um homem bom, alguém estimado por todos os que o conheceram. Meu amigo há mais de 50 anos, entrou em meu campo visual distribuindo panfletos contra o golpe de 64 na USP – Maria Antônia, junto com sua esposa Elisabete; ambos, então, ativos líderes estudantis.

Faleceu esta madrugada, 15 de março. Velório será na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, à Rua Henrique Schaumann, 777 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05413-021, elefone:(11) 3082-5023. Ainda não tenho o horário de início, mas irá até 23 h (acabo de confirmar, antes constava 19 h), quando sairá para o crematório da Vila Alpina. Manifestações de pesar de quem não puder ir, para o e-mail elizabetedefiore@yahoo.com

Alguma informação adicional sobre Ottaviano: https://www.google.com.br/search?q=ottaviano+de+fiore&biw=1024&bih=643&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiWqcmni8PLAhUDWpAKHZ3yAwgQ_AUICCgD&dpr=1

3 responses to this post.

  1. Posted by Carlos Figueiredo on 15/03/2016 at 14:55

    Uma enorme perda. Eu o admirava. Uma erudito, gentilíssimo, de mente livre, que via na leitura, no livro, o caminho real para conseguirmos sair desta mediocridade. Falei, outro dia, que iria procurá-lo, quando fosse à São Paulo.Never more. Que tristeza.

    Responder

  2. O velorio vai até às 11 hrs da noite, recebi um telefonema agora.

    Responder

  3. Que tristeza !!! Convivi diariamente com o Ottaviano durante o período do Ministério da Cultura, onde iluminou o ambiente com sua enorme erudição, delicadeza extrema e seu refinado senso de humor. Nos conhecemos na juventude, antes do Golpe de 1964. Militamos juntos, a Beth sempre presente e, mais tarde, nossos filhos foram colegas de colégio. Uma ocasião, em 1967,informado de que eu deveria me apresentar ao DOPS, o Ottaviano me convidou para um bom almoço, regado a vinho italiano, no Paribar ! Aliviou-me de meus temores com sua conversa instigante e agradável. Entreguei-me no DOPS cheio de confiança, com a alma aquecida por esse gesto singelo e compreensivo do meu Amigo, inesquecível, Ottaviano de Fiore !!!

    Responder

Deixe uma resposta

