Minha palestra sobre Campos de Carvalho

download

livros1

 

Onde: na Casa das Rosas, à Avenida Paulista nº39.

Quando: dia 21 de julho, quinta feira. Horário: das 19h30 às 21h00.

Há autores com relação aos quais me sinto em débito, achando que deveria falar e escrever mais sobre eles. Um deles, Campos de Carvalho. Por suas qualidades literárias e também pessoais; por sua ética, alinhando-o entre os grandes excêntricos da nossa literatura. E como reação ao segundo plano em que são postos alguns autores brasileiros que fogem ao paradigma realista. Será uma boa ocasião para tratar de sua prosa poética, a selvageria e humor negro combinados ao lirismo, a imaginação à solta, sua afinidade com Rimbaud, Lautréamont, o Marquês de Sade e o surrealismo, a relação ambivalente com Machado de Assis (a meu ver) e os enunciados categóricos:

Aos 16 anos, matei meu professor de lógica. (…) e fui morar sob uma ponte do Sena, embora nunca tenha estado em Paris. / À noite a lua vem da Ásia, mas pode não vir, o que demonstra que nem tudo neste mundo é perfeito. / Mesmo morto, continuarei dando meu testemunho de morto. Esta chuva imóvel, serei eu que a estarei cuspindo. / Estou lírico como um teatro de ópera, e é bom que assim seja, que assim esteja, nesta noite tão rica em presságios, tão próxima do abismo dos céus e dos abismos do mar. / Saí para matar o tempo e matei-o.

Tudo isso será examinado e exemplificado através de passagens de A Lua vem da Ásia, Chuva imóvel, Vaca de nariz sutil e O púcaro búlgaro. Também recorrerei a uma bibliografia escassa, porém qualificada (por exemplo, de Augusto Guimaraens Cavalcanti)

A palestra faz parte de um ciclo da Casa das Rosas sobre literatura fantástica. O informe divulgado por esse nosso equipamento cultural: http://www.casadasrosas.org.br/agenda/campos-de-carvalho-e-suas-narrativas-em-prosa-fantstico-transgressor-surreal-potico-

Meu próximo post será sobre a tão aguardada palestra sobre Xamanismo e Poesia, no sábado subseqüente. Venham às duas. Agradeço divulgação.

Deixe um comentário

