NOVAMENTE: MAGIA E CRIAÇÃO POÉTICA – O XAMANISMO

Reapresento o post para fazer uma consulta. Na palestra de julho, esta do post a seguir, sobre poesia e xamanismo, eu cobri apenas alguns dos tópicos de que trataria, sobrou assunto. Principalmente, sobraram poetas. Um Jerome Rothemberg, por exemplo, fundamental, apenas o mencionei. Piva, Jorge de Lima, ia examiná-los, só citei. Achei mais sobre alucinação em poesia, além dos “Versos dourados” de Nerval,  que se aplica.
Tenho assunto para um curso de três sessões. O que acham de fazê-lo? No mesmo local (Rua Salvador Simões, adjacente ao metrô Alto do Ipiranga), e cobraríamos ingressos nas mesmas bases. Poderia ser durante a semana ou aos sábados, sempre no horário das 19 h até as 20h30. O que lhes parece? Há interesse? Respondem. Opinem.
Obrigado!

Claudio Willer

Peço ampla divulgação desta palestra. Venham. Tenho certeza de que apreciarão:

O que é um xamã? A que modalidades de magos, feiticeiros e sacerdotes se aplica o termo? Até que ponto alguns poetas podem ser identificados a xamãs? O que em suas obras justifica essa associação? Por que uma declaração como “O Eu é um outro” de Rimbaud resume algo típico do xamanismo? Qual a contribuição de Herberto Helder à compreensão das afinidades de poesia e xamanismo? Um poema como “o índio interior” da Invenção de Orfeu de Jorge de Lima pode ser lido como xamânico? O soneto “Versos dourados” de Gérard de Nerval é poesia xamânica? Cabem as associações de Artaud ao xamanismo?

 

Local: Rua Salvador Simões, 918, no Ipiranga Business Center (a um quarteirão da estação de Metrô Alto do Ipiranga, saída na Rua Gentil de Moura) (agradeço hospitalidade e cederem espaço)

Data e horário: Sábado, dia…

Ver o post original 421 mais palavras

3 responses to this post.

  1. Posted by Ana Acquesta on 31/08/2016 at 21:12

    Tenho interesse….vai ser no Ipiranga? beijos Mestre!

    Date: Mon, 29 Aug 2016 20:22:50 +0000 To: ana_acquesta@hotmail.com

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: