A propósito da sessão de autógrafos de ‘Estranhas Experiências’ na UBE, ontem, 07/12

15338652_1418474151505840_7228366453354535713_n

Essa história, quase ninguém conhece.

Sabem quem me levou à UBE, para inscrever-me como sócio? Roberto Piva…!

Logo após o lançamento conjunto de Piazzas e Anotações para um Apocalipse, final de outubro de 1964. Naquele seu modo incisivo de falar: “Willer, vamos entrar de sócios na UBE!” Justificou: “Lá tem advogados!”. O sintagma “tem advogados” fazia sentido naquela altura dos acontecimentos, pelo que havíamos publicado e pelos, digamos assim, acontecimentos. Acompanhei-o, fomos recebidos por um então jovem Caio Porfírio Carneiro, preenchemos fichas. Piva jamais pagou anuidades, acho. E se acontecesse algo conosco, a entidade, então imobilizada, dificilmente teria feito algo por nós. Tivera dias melhores – inclusive durante um período em que um antecessor de Caio Porfírio trancava a porta após o expediente e promovia orgias (sei quem era, sei quem esteve lá). Mas a UBE tinha um cobrador muito ativo, Franco, também concessionário do bar na sede, que achou minha mãe: ela foi pagando minhas anuidades, nem comentou comigo. De modo que estava em dia, embora nunca mais tivesse ido lá, em 1980, quando um amigo, o poeta Péricles Prade, foi eleito presidente. Enxerguei atuação na UBE como um meio para contribuir para a redemocratização e, especialmente, lutar contra a censura. Envolvi-me a tal ponto que acabei tornando-me presidente. Piva voltou a aparecer lá, na época em que eu fazia parte da diretoria. Algumas vezes, bêbado. Mas a história do “eu sou o intelectual do ânus”, contraposto por ele ao “intelectual do ano”, é fictícia, mais uma lenda. Ao menos, se fez isso, não foi lá.

(bom álbum de fotos por Ethel Naomi em https://www.facebook.com/etelvinak.massuda/posts/1418476648172257?pnref=story )

15319275_1418475204839068_4951873614482228512_n

One response to this post.

  1. Posted by Joaquim José Marques Mattar on 08/12/2016 at 17:04

    Ótimo!

    Responder

Deixe um comentário

