Volto a falar sobre Jorge de Lima

Desta vez, sobre Poemas Negros, em uma programação do SESC-Osasco, intitulada Livros além da prova. Na foto, estou na Serra da Barriga, reduto de Zumbi dos Palmares – tirada na ocasião em que fui a União dos Palmares, Alagoas, e dei palestra sobre Jorge de Lima em sua cidade natal. Com os poetas Claufe Rodrigues, que organizou, e Mano Melo.

É oportuno examinar a defesa da diversidade cultural por Jorge de Lima; seu repúdio ao racismo e ao preconceito, entre outras de suas qualidades literárias e éticas. Dividirei a sessão com o ator / autor teatral Marco Antonio Garbelinni, que examinará Claro enigma de Carlos Drummond de Andrade. O problema dos que comparecerem não será, portanto, a falta de poesia de qualidade.

MAIS SOBRE A PROGRAMAÇÃO:

Quando: dia 14 de novembro, terça feira, às 19 h.

Onde: SESC-Osasco, à Avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1.300, Jardim das Flores – no Quiosque 4..

O que é: Encontros mediados com especialistas e artistas sobre obras selecionadas pelos vestibulares, direcionados a estudantes e demais interessados. Bate-papo sobre as temáticas comuns entre autores, obras e períodos históricos, mescladas a leituras dramatizadas e performáticas. Para além dos conteúdos pautados pelos vestibulares, contribuindo para uma discussão mais crítica e formativa sobre a importância dos livros selecionados no contexto literário internacional.

O Lírico e o Cotidiano em Jorge de Lima e Carlos Drummond de Andrade com MARCO ANTÔNIO GARBELINNI E CLAUDIO WILLER

Partindo das obras Claro Enigma e Poemas Negros, os convidados irão dialogar com as formas poéticas de relatar seu tempo.

Marco Antonio Garbelinni 
Formado pelo Instituto de Artes e Ciências – Curso Técnico de Ator (1997/2000). Pesquisa a transposição de obras literárias para o universo teatral desde 2000, quando iniciou o projeto “Anjo Torto” inspirado na obra poética de Carlos Drummond de Andrade. Apresentou-se no SESC – Pompéia (2003) no projeto “Cartas aos Amigos” da obra de Mario de Andrade, e poemas da Coletânea os 100 maiores poetas brasileiros do século – no projeto “Luzeiros” de sua autoria em 2006. Rios de Machado apresentou “O Alienista” da obra de Machado de Assis (2008/10) SESC pompéia e Santos –  Leitura de Contos de Machado no SESC Consolação (2008) – “Adonirando Causos e Canções” de Adoniran Barbosa – SESC carmo/pompéia (2009/10). Adaptou, Produziu e atuou nos espetáculos Anjo Torto de Carlos Drummond de Andrade (2000), Fala Comigo Doce Como a Chuva de Tennessee Williams (2005) e Na Cadeira com os Pés na Varanda (2007) premio PAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo – Querência (2008/9) –  “O Rascunho de um Rio” da obra de João Guimarães Rosa no Sesc Santos (2010)

Claudio Willer 
Poeta, ensaísta e tradutor com vários livros publicados – poesia, ensaios, narrativa em prosa e traduções – além de participações em antologias e periódicos, no Brasil e no exterior. Doutor em Letras pela USP com a tese Um Obscuro Encanto: Gnose, gnosticismo e a poesia moderna (em livro: Civilização Brasileira, 2010). Pós-doutorado na USP com o tema “Religiões Estranhas”, Misticismo e Poesia. Coordenou dezenas de oficinas de criação e rodas de leitura (para escritores, agentes culturais, professores e estudantes), além de haver ministrado cursos, conferências e ciclos de palestras em instituições como a USP (curso de Letras), UFSCar (São Carlos – curso de Letras), Biblioteca Alceu Amoroso Lima (Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo), Instituto Moreira Salles, Escola Livre de Literatura da Secretaria em Santo André, Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Criança de Barueri, Clube Paulistano, Museu da Língua Portuguesa.

Local: Quiosque 4
Retirada de senha com 15 minutos de antecedência no local. 30 vagas.

One response to this post.

  1. Posted by Marcelo Giglio Barbosa on 13/11/2017 at 10:17

    Sucesso Willer!
    Um abraço.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: