Palestra sobre Alfred Jarry, autor do Gestas e Opiniões do Doutor Faustroll, Pataphysico

Quando: sábado, dia 9 de dezembro, das 17h às 19h

Onde: Espaço Cênico O Lugar, sede da Cia Corpos Nômades, Rua Augusta, 325 – Consolação – São Paulo – Reservas e informações – (11) 3237-3224 – ciacorposnomades@gmail.com Convênio com estacionamento na Rua Augusta, 108.

Programação da X MOSTRA LUGAR NÔMADE DE DANÇA 2017.Mais em http://www.ciacorposnomades.art.br/wordpress/?p=3695 Evento gratuito.

Sabem quando dei palestra sobre Alfred Jarry? Em 1985, convidado pela Cooperativa Paulista de Teatro, na preparação do Ubu Rei pela Cia. Ornitorrinco de Cacá Rosset. Voltei a tratar desse gênio, em artigos e capítulos de livros. Ubu tem importância especial, é claro. Mas Jarry é autor de milhares de páginas: as versões de Ubu, de Ubu Rei a Ubu acorrentado (a história de Ubu Rei, ao contrário. aplicando o princípio hermético de cada coisa conter seu contrário), as poesias, Les minutes de sable mémorial, a primeira narrativa em prosa, Haldernablou, e Le sûrmale (O supermacho), O Amor Absoluto, história de um amor incestuoso entre o Cristo e a Virgem Maria; César Anticristo, afirmação de Nero como salvador, invertendo o Apocalipse cristão; Messalina, que vê a grande prostituta como santa; L’autre Alceste, narrativa de um sincretismo extremo.

Doutor Faustroll —Gestas e Opiniões do Doutor Faustroll, Pataphysico – — Romance Neoscientifico, na tradução de Eclair Antonio Almeida Filho e Odulia Capello, é sua obra mais autobiográfica. Vale como declaração de princípios; junto com Os dias e as noites, relato satírico de como prestou serviço militar. Expõe sua visão do mundo; apresenta a Patafísica, ciência dos epifenômenos, “arte das soluções imaginárias”. Viajar em um barco que inventou, acompanhado por um criado, o “Grande Macaco Papião Bossa-de-Nado”. Fascinado pela ciência, além de estudioso de hermetismo e ocultismo, projeta noções de física atômica e eletromagnetismo no mundo de múltiplas dimensões que percorre nessa viagem, antecipando as representações do Universo e do mundo sub-atômico que viriam através da contribuição dos Einstein, Max Plank e Heisenberg.

Antecipando o que pretendo apresentar, dois comentários sobre Jarry. Do ensaísta Roger Shattuck, em The Banket Years, The Origins of the avant-garde in France:

Aquilo que distingue Jarry de toda uma tradição de visionários, de Plotino a Rimbaud, é, antes de tudo, haver tentado, chegando quase ao suicídio, atingir um grau novo de existência, através do mimetismo literário, de confusão entre vida e arte. […] Uma tal transformação pressupõe, como princípio absoluto, uma inteira liberdade do homem.

De André Breton, na Antologia do humor negro:

A literatura, a partir de Jarry, se desloca perigosamente em um terreno minado. O autor se impõe à margem de sua obra. […] Dizemos que a partir de Jarry, muito mais que de Wilde, a diferenciação entre vida e arte, tida por muito tempo como necessária, vai se encontrar contestada, para acabar sendo aniquilada em seu princípio.

3 responses to this post.

  1. Posted by Marcelo Giglio Barbosa on 05/12/2017 at 10:37

    Sucesso Willer! Gostaria de poder ir… Um abraço.

    Responder

  2. Posted by Solange Padilha on 10/01/2018 at 15:29

    Oi Willer ficamos todos sensibilizados com as noticias sobre você. postei em minha página o pedido de ajuda que me enviaram algumas pessoas me comunicaram que fizeram doação. torço para que tudo se resolva e que as academias, os amigos influentes se movam e ajudem a suplantar este momento. Um abraço sincero e solidário Solange

    solange padilha

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: