O CURSO “LEITURAS DE ROBERTO PIVA” NO ESTUDIO LÂMINA

28336358_1988959274477935_7305931657969315667_o

Desta vez  para simples registro, posto que vagas para inscrição se esgotaram imediatamente assim que foi divulgado no Facebook. Mas faremos mais – alô alô instituições culturais. Interesse é animador. Aí vai o informe da Biblioteca Roberto Piva:

“Amantes da poesia, da febre e da magia não percam essa oportunidade no Estúdio Lâmina – SP:

“Ciclo de encontros promovido pela Biblioteca Roberto Piva e organizado pelo poeta e tradutor Claudio Willer, que propõe um estudo minucioso de toda a obra do poeta Roberto Piva.”

No dia 15/03 próx. vai começar lá no ateliê compartilhado do Estúdio Lâmina um ciclo de encontros com duração de quatro semanas, promovido pela Biblioteca Roberto Piva e organizado pelo poeta e tradutor Claudio Willer, que propõe um estudo minucioso de toda a obra do poeta Roberto Piva, começando pelos manifestos da década de 60 até seu último livro em vida, ‘Estranhos sinais de saturno’ (sem contar os inéditos e dispersos que vêm sendo organizados pela BRP nos últimos dois anos). A melhor parte é que é catraca livre. Grátis. a oportunidade de conhecer/descobrir/se aprofundar/se chocar/abrir os olhos e dizer ah dentro do universo piviano com nosso bardo surrealista predileto comandando a kombi do delírio.

link pra inscrição: http://bit.ly/2CpVqGY   ps/paporetosincero: não preciso reforçar a importância da presença de vcs, quem quiser colar. é um devir prestigiar os poetas fora das páginas dos livros. os que ainda circulam e respiram e precisam comer. precisamos aproveitar a energia. os ensinamentos. os rituais. ouvir a voz do xamã. só ouvir. é d uma beleza singular. cês tem q conferir.

(Roberto Piva circa 1966. foto por Claudio Willer. resgatada para o livro “Os Dentes da Memória”, de Renata D’Elia e Camila Hungria. acervo de RP)

Minha sinopse:

Classificações de Roberto Piva como um poeta “delirante”, “louco” ou “alucinado”, sendo procedentes, também podem ser simplificadoras, tornando-se estereótipos. Principalmente, ao deixar em segundo plano a amplidão de sua cultura literária, e o modo como dialoga com os autores que leu, ao longo de sua obra – ou seja, sua condição de entusiástico poeta-leitor. Serão examinadas e comentadas suas obras, desde os manifestos iniciais e a estreia em livro com Paranoia, de 1963, até Estranhos sinais de Saturno de 2008, incluindo textos inéditos ou dispersos que vêm sendo publicados através da Biblioteca Roberto Piva. O termo “Leituras” do título terá um triplo sentido:

  1. Piva como poeta-leitor: a intertextualidade em sua obra, o modo como por vezes fazia uma pilhagem de autores que o entusiasmavam;
  2. A leitura de Piva pelo conferencista, Claudio Willer, seu amigo, interlocutor e autor de ensaios sobre ele; inclusive, trazendo novidades, interpretações e relatos que ainda não vieram a público;
  3. O modo como Piva, poeta não apenas lido, porém estudado, constituindo uma bibliografia crítica forte, foi examinado através de algumas teses, dissertações e ensaios.

Será utilizado Datashow, inclusive com imagens de Paranoia por Wesley Duke Lee. O local das palestras, adjacente à sua biblioteca preservada pelo editor Gabriel Kolyniak e amigos, é especialmente adequado, por simbolizar essa condição de poeta-leitor. Estudio Lâmina, Av. São João, 108 – 41 – Centro, São Paulo – SP, 01010-010

Coordenador / conferencista: Claudio Willer
Quando: às quintas-feiras, dias 15, 22 e 29 de março e 5 de abril de 2018, das 19h às 21h.
Onde: Estúdio Lâmina – Ateliê Compartilhado
Turma mínima: 5 participantes
Valor: inscrição gratuita;

Duração: 2 horas/encontro
Público-alvo: interessados em geral a partir de 16 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: