Sobre Federico García Lorca por ocasião de mais uma efeméride, mais um 19 de agosto para lembrar seu assassinato em 1936

Homenagem a Frederico Garcia Lorca Flávio de Carvalho IMG_9147

Resolvi ilustrar com a escultura de Flávio de Carvalho homenageando-o, assim reunindo dois personagens notáveis – aquela mesma escultura depredada por fascistas brasileiros por volta de 1968, que ganhou de volta seu lugar na Praça das Guianas. Participei de manifestações pela recuperação da estátua, além de haver organizado homenagens a Lorca e publicado algo sobre sua vida e sua poesia.

Nunca esquecerei o susto que me provocou a descoberta do Poeta em Nova York – em 1961 ou 1962, eu estava em Poços de Caldas e fazia calor, havia comprado a edição da Losada. Poemas meus do período permanecerão engavetados, pois são epigonais, decalques do que havia lido. Quem me chamou a atenção para o Lorca de Poeta em Nova York foi, evidentemente, Roberto Piva – dizia passagens de cor, reunia amigos para leituras em voz alta, as marcas do Poeta em Nova York são evidentes em Paranóia e já escrevi a respeito.

Desta vez, reapresento o texto de uma palestra de 1998, que agora publico neste valioso Academia.edu. Este:

https://www.academia.edu/27896139/GARC%C3%8DA_LORCA_POETA_E_PERSONAGEM

Foi uma palestra que gostei de dar. Havia organizado um ciclo sobre Lorca na Biblioteca Mário de Andrade. Os espanhóis do Colégio Cervantes foram lá, gostaram do que eu disse e convidaram para seus “actos” por ocasião do centenário do poeta. Falei durante uma hora, sem parar. Sei que está algo desatualizada, que há mais desde Ian Gibson. Retomarei.

Deixe um comentário