NOVO CURSO DE SURREALISMO, NO PRÓXIMO DIA 18

7 hopi-reclaman-la-suspensión-de-una-subasta-de-máscaras-en-París-709x1024

Escolhi retomar após pedir sugestões. Surrealismo foi o tema mais recomendado. Pessoas querem mais. Ótimo. Começaremos dia 18 de junho. Das 19 às 21 h. Na Clepsidra Fortunato / O Corvo – Burger & Beer – Rua Fortunato 119, Santa Cecília, CEP 01224-030. Agradeço ao pessoal do ativo Sebo Clepsidra, a Luís Perdiz e demais integrantes de poesia Primata. Instruções para inscrição, a seguir neste post. Quem disser o que é esta ilustração e qual a relação com surrealismo receberá desconto adicional.

Além de detalhar tópicos examinados em outros cursos, terei novidades. Vejam o programa a seguir.

SOBRE O CURSO
O curso combinará tópicos tratados em outras ocasiões, como Surrealismo – Poesia e poética, acrescido de resultados através de novas pesquisas e do que aprendi dando palestras e escrevendo a respeito. A cada sessão, haverá projeção de imagens por datashow e distribuição das sinopses.
Entre outros tópicos, serão abordados:

1- Surrealismo e cidade. “Nenhum, rosto é tão surrealista quanto o rosto de uma cidade”, disse Walter Benjamin. O que significa isso? Como é ser surrealista em São Paulo? Quais poderiam ser as relações desta metrópole com surrealismo? Arquiteturas surrealistas, aqui e em outros lugares.

2- Surrealismo e o retorno do arcaico: sociedades tribais, xamãs, magia, arte dos “primitivos”. Da Melanésia ao Brasil.

3 – Surrealismo, loucura, criação poética e visual. O valor estético da loucura. A autenticidade do artista louco, segundo Breton. “Arte bruta” e tópicos relacionados. Paranoia crítica.

4- Recriar tradições, reler a História: “asiaticismo” e “maneirismo” de Gustav R. Hocke; “tradição da ruptura” de Octavio Paz. Rebelião romântica e sua permanência. Novas tradições, novas visões da literatura, artes e outros campos a partir da visão surrealista. Inventores desenfreados. Descobrindo autores, artistas e personagens.

5 – Surrealismo em criadores brasileiros: Campos de Carvalho, Manoel de Barros, Jorge de Lima, Murilo Mendes, Roberto Piva, Maria Martins e outros.

6- Surrealismo e cinema: um tema infinito; um labirinto a ser percorrido; um mundo por descobrir.

INFORMAÇÕES GERAIS

Inscrições: Enviar e-mail para editoraprimata@gmail.com, com assunto (título) “Curso Willer” e as informações: nome, e-mail e telefone no corpo do e-mail. É também possível realizá-la via telefone ou Whatsapp: 19 996595144. Falar com Luís Perdiz.

Data e horário: Terças-feiras, das 19:00 às 21:00 horas. Dias 18/06, 25/06, 02/07, 16/07 23/07 e 30/07.

Investimento: R$ 30,00 por data ou R$ 120,00 pelo pacote com todos os 6 dias de curso.

Também está em Eventos de Facebook, em https://www.facebook.com/events/2301693106753302/

E na página da Poesia Primata: http://www.poesiaprimata.com/visoes-do-surrealismo-curso-com-claudio-willer/

Deixe um comentário