BIBLIOTECA DE ROBERTO PIVA TAMBÉM SERÁ LOCAL DE ENCONTROS, ESTUDOS, LEITURAS: COLABORE

roberto_pivacpp (1)

Muitos já receberam informação sobre arrecadação de fundos, o “crowdfunding” para preservar e tornar público o acervo do poeta Roberto Piva – sua considerável biblioteca, os inéditos e dispersos, outros documentos, bibliografia passiva etc. Para acontecer, a arrecadação – que vai bem, com resultados dentro da meta – precisa cumprir plenamente sua finalidade, alcançando a quantia esperada.

A participação é através do Catarse, especializado nesse tipo de iniciativa. Examinem: https://www.catarse.me/bibliotecarobertopiva Observem como é transparente, c om justificativas, metas, prestação de contas, valores e recompensas a quem fizer doação.

Piva por Wesley e Feliciani_n

Participarei em uma etapa subsequente, uma vez garantido o acervo, organizando encontros e palestras, chamando autores de ensaios e pesquisas sobre Piva, além de exibir a filmografia e boas criações artísticas inspiradas nele. Enfim, fazendo que tenhamos um centro de referência ativo; um espaço cultural pleno. Quando necessário, utilizaremos outros auditórios, que comportem mais pessoas.

My beautiful picture

 

A sinopse divulgada por Gabriel Rath Kolyniak, da editora Córrego:

Queridos amigos, quero mais uma vez falar sobre o nosso projeto de montar uma biblioteca especificamente voltada para poesia na cidade de São Paulo. Apesar de não ser um projeto ligado à esfera estatal, mas sim a uma iniciativa nossa – idealizada por mim, Gustavo Benini, Vanderley M Mendonça, Claudio Willer, Roberto Bicelli e Sergio Cohn -, utilizando para a montagem da biblioteca o acervo pessoal do Roberto Piva, o objetivo é que a biblioteca sirva à sociedade em geral. O lugar estará aberto em horário comercial para visitação, e pretendemos promover ali, com a coordenação do Willer, a reunião dos trabalhos de pesquisadores como a Renata D’Elia, que se dedicaram a estudar o Piva e a geração de poetas a que ele pertencia. Pretendemos também guardar ali itens pessoais do Piva e de seus contemporâneos, o que funcionaria também como uma espécie de manutenção da memória e da presença desses poetas que tanto contribuíram para a difusão da prática da poesia em nossa cidade.

Acrescento esta justificativa, além do que digo no vídeo do Catarse. O Piva leitor é bem ilustrado pela imagem que encerra este post: uma foto que tirei em 1960, em Peruíbe:

Franquear a biblioteca e demais acervos de Roberto Piva justifica-se, entre outras razões, por ele ter sido um poeta leitor. Visceral, irreverente, transgressivo, ao mesmo tempo apresentou-se como erudito. Passagens supostamente obscuras de sua obra ocultam um intertexto que lhes adiciona sentido. Tais características contribuíram para estimular pesquisadores. Comprovam-no as 12 teses de doutorado ou dissertações de mestrado nos últimos anos e uma quantidade de ensaios, além dos depoimentos e da publicação de suas entrevistas. Compõem uma substanciosa bibliografia paralela, à qual se adicionam registros filmados ou gravados. Tudo isso é mediação entre o poeta e seus leitores. Daí a intenção de formar um acervo que não seja estático, passivo, mas atue como núcleo irradiador da obra de Piva, da poesia e do conhecimento.

OBRIGADO!

My beautiful picture

Créditos: Capa de Paranóia, da edição do Instituto Moreira Salles de 2000, por Wesley Duke Lee; a montagem que Mario Rui Feliciani fez da foto de Piva em Paranóía e daquela que ele fez em 1967 para Ciclones; duas fotos batidas por mim, slides que foram recuperados por Pipol, em 1963 e 1960.

 

3 responses to this post.

  1. Posted by Carlos Figueiredo da Silva on 03/08/2016 at 17:46

    Claudio,

    Vou estar em SP por duas semanas, a partir da 2ª agora. Podíamos nos encontrar e aí a gente vê que tipo de colaboração, etc. posso dar. Me interessa muito participar do projeto. Posso até ver se o Miguel destina alguma verba para isso.

    Um abraço.

    Carlos

    Responder

  2. Willer, muito obrigado pelo convite. Vou contribuir de alguma maneira. Adoro a obra do Roberto Piva. Abração do Mário!!!.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: